Os benefícios dos gatos para a saúde mental

A depressão e a ansiedade são males que afetam a humanidade num nível nunca antes visto. Dados de 2017 da OMS colocam o Brasil como o primeiro no ranking mundial de casos de transtorno de ansiedade, e em quinto para casos de depressão. Os problemas de saúde mental são um problema de saúde pública.

Nada pode substituir um tratamento adequado, seja ele medicamentoso ou psicoterápico, mas você sabia que um animal de estimação pode trazer benefícios no combate a essas doenças?

cat-struggle-27

Confira abaixo como um gatinho pode te ajudar na luta contra a depressão e ansiedade:

  • Aumento na atividade

Sabemos que, apesar da quantidade de horas que os gatos passam dormindo diariamente, eles tendem a ser criaturas super ativas. Até mesmo o mais calmo dos gatos pode ser estimulado para brincar de alguma forma, e esse tipo de interação beneficia ambos os lados. Além do exercício ser bom para o seu parceiro felino, ele libera hormônios importantes para a manutenção da saúde mental nos humanos, sendo normalmente uma das recomendações no tratamento. Por que não deixar a hora do exercício mais divertida e compartilhar ela com seu amigo patudo?

  • Rotina

Nesse caso, a companhia felina é capaz de ajudar de duas formas, aparentemente contraditórias: mantendo uma rotina diária de compromissos e quebrando a mesmice de uma rotina vazia.
Cuidar de um animal de estimação exige comprometimento: alimentação, limpeza, exercícios… Todas essas coisas acabam gerando compromissos diários inadiáveis, ajudando a criar um senso de responsabilidade que ajuda a ocupar o tempo.
Por outro lado, a natureza dos animais garante que seu dia passe longe da mesmice. Ora seu gato vai te acordar bem antes do que você esperava, ora ele vai te surpreender querendo brincar enquanto você faz outras coisas… a imprevisibilidade deles impede que os dias se tornem todos iguais!

woman-cat-feather-toy[1]

  • Um amigo sempre ao seu lado

Qualquer pessoa que já tenha passado por uma situação como esta relata a solidão como um grande problema. O desejo de evitar contato social acaba afastado a pessoa de seus próximos, mas um animal em casa vai estar sempre lá, pronto pra te dar carinho quando você menos esperar.

  • Senso de responsabilidade

Por vezes, a pessoa que luta com a depressão sente um vazio interno ligado a uma falta de propósito. E qual propósito pode ser mais importante que o de cuidar de outra vida? O gato depende completamente de seu dono e de seus cuidados, sejam com alimentação, exercícios ou com a sua saúde. Dar conta de uma responsabilidade desse porte pode ser um grande passo no longo caminho para que a pessoa recupere seu senso de autoconfiança, e um gato que tem suas necessidades atendidas sempre estará lá ao lado de seu dono para cuidar dele também.

  • Amor incondicional

Por fim, mas não menos importante, o ponto principal: mesmo nos piores momentos, em que a pessoa em sofrimento busca se isolar, o amor fornecido por um companheiro animal é incondicional. Relatos costumam falar da capacidade dos gatos de sentir quando precisamos do conforto deles, e ao receber todo esse amor, é impossível não retribuir devolvendo o mesmo. Essa via de duas mãos é tão simples e pura que não precisa nem de palavras, sendo perfeita para os momentos de isolamento.

cuddlecat11[1]

E aí? Acredita no poder de cura felino? Já passou ou conhece alguém que passou por maus bocados e teve uma ajudinha ronronante na recuperação? Se você gostaria de compartilhar seu depoimento com o resto dos ronronlovers, entre em contato conosco!

Fontes consultadas: https://blog.catclub.com.br, http://my-cat-furniture.com, https://saude.estadao.com.br

Imagens: https://www.catster.com, https://www.chewy.com, https://fit-cats.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s