Como deixar seu gatinho fitness?

Nós sabemos e concordamos: não existe nada mais fofo em um ronrom do que aquela pancinha que simplesmente pede para ser acariciada. Mas quando é que deixa de ser fofo e vira algo preocupante?

287678cfcccde9123a0112e1afbae962[1]

Meu gatinho é obeso?

Antes de mais nada, é importante deixar claro: se você acredita que seu gatinho está acima do peso ideal, procure um veterinário. Só ele vai saber te informar com precisão sobre o estado de saúde atual do seu gatinho. Tendo dito isso, não se preocupe: estima-se que 50% dos gatos domésticos estejam numa faixa de sobrepeso e 25% estejam na faixa de obesidade. Mas tudo isso é reversível com alguns cuidados e dicas que vamos listar. Seguem alguns sinais que podem indicar que seu gatinho está com sobrepeso:

  • Ao acariciá-lo nas laterais, você não consegue mais sentir suas costelas;
  • Olhando de cima, você não consegue mais diferenciar as curvas da cintura;
  • Formação de pelancas entre as patas traseiras;
  • Presença de roncos ou chiados.

O gato doméstico médio pesa entre 3,5 e 4,5 kg, com alguma variação. Se seu companheiro estiver muito fora dessa faixa de peso, talvez seja uma hora de fazer uma visita para o tio vet!

fat.jpg

Socorro, meu gatinho está obeso! E agora?

Calma! Vamos te dar algumas dicas pra trazer seu miau de volta a um porte esbelto.

1. Exercício!

O exercício é uma forma de ajudar seu pet a voltar a forma e pode ser facilmente aplicada. Cerca de meia hora por dia já deve ser o suficiente para ajudar, preferencialmente no período noturno, onde ele deve estar mais ativo. Se seu animal estiver com muito sobrepeso, introduza o exercício de forma suave, respeitando o ritmo dele, para evitar possíveis machucados.

Brinquedos para pegar, varetas, lasers, arranhadores… as possibilidades são enormes. Ache algo que seja ideal para ambos e mantenha as sessões regulares.

cat-playing-1-1140x660[1]

2. Controle a alimentação!

Se seu felino costuma comer demais durante o dia, é bom ficar de olho. Pode ser difícil resistir aos miadinhos e súplicas por mais comida, mas é importante controlar a quantidade e o tempo pelo qual os alimentos ficam disponíveis.

Evite deixar a tigela sempre cheia. Sirva porções em horários pré-determinados, podendo ser até mesmo nos seus horários de refeições. A quantidade a ser ingerida diariamente muitas vezes é encontrada como informação na própria ração, mas, caso seja necessário, você sempre pode consultar o seu veterinário.

3. Corte as guloseimas!

Muitas vezes, costumamos dar coisas para nossos ronrons que vão além da alimentação básica. É importante lembrar que por mais que seja agradável para eles, esse tipo de coisa só vai agravar a situação de sobrepeso. Se a intenção é simplesmente de agradar o seu gatinho, uma boa sessão de brincadeira e carinho provavelmente tem o mesmo resultado, e ainda serve para ajudar!

cute-fat-cat[1]

4. Cuide da saúde dele!

Na maioria dos casos, o excesso de peso é ligado simplesmente aos maus hábitos alimentares e falta de exercício. Se você suspeita que o ganho de peso tenha sido muito repentino ou se os hábitos mudaram de repente, consulte seu veterinário o quanto antes! Algumas doenças podem estar atreladas a alterações do apetite felino.

Com tudo que listamos hoje, transformar seu gato cheinho em um verdadeiro gato fitness vai ser moleza. Seu ronrom está acima do peso? É um ex-sedentário que virou adepto da vida de exercícios? Conte pra nós e mande uma (ou algumas) foto dele!

Fontes consultadas: https://tudosobregatos.com.br, http://cattime.com,
http://www.animalplanet.com

Imagens: http://cute-n-tiny.com, https://imgur.com, https://pinterest.com,
https://www.kitnipbox.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s