Alergias alimentares em gatos

Como descobrir se seu gato está desenvolvendo alguma alergia alimentar, quais os sintomas e como tratá-lo? Tire abaixo suas dúvidas conosco.

O que é? A alergia é uma reação anormal e específica do organismo após sensibilização por uma substância estranha que não gera problemas na maioria dos indivíduos. Em gatos manifesta-se principalmente em problemas dermatológicos, mas pode também gerar reações gastrointestinais, respiratórias e no sistema nervoso.

Quando manifestam? Os gatos costumam apresentar alergias aos alimentos que mais consomem e costumam manifestá-las entre os 2 e 6 anos de idade. Geralmente elas acompanham outras alergias como as de contato e inalação.

Causas? Em gatos, os elementos que mais causam alergia são: carne bovina, frutos do mar, cordeiro, milho, soja, glúten do trigo e laticínios. Aqui no blog do Adote um Ronrom já falamos sobre gatos consumirem leite, confira!

f_155088
Sintomas? Os sintomas das alergias alimentares tendem a ser os mesmos das demais alergias, sendo a coceira o principal sintoma. Também pode desencadear dermatite e perda de pelo.

pelo

Diagnóstico? Observar os alimentos que o animal está comendo é a chave da descoberta. Por ser similar as demais alergias, um teste provocativo pode ser realizado pelo médico veterinário, colocando o animal em uma dieta especial por semanas sem o alimento suspeito. Ao reinserir o alimento suspeito de ser a causa da alergia, deve ser observado o retorno ou não dos sintomas. Existem também as dietas de eliminação para esses testes. Consulte o médico veterinário de confiança!

Tratamento?  O tratamento costuma ser o óbvio, não expor o animal aos alimentos causadores da alergia. Claro que medicamentos para diminuir os sintomas durante as crises podem ser prescritos. Cuidados devem ser tomados durante as refeições para que eles não comam nada indevido, nem lambam pratos e copos. Mãos e rostos também devem ser lavados após as refeições para evitar contaminação dos animais com alergia.

Na dúvida sobre outras doenças que podem atingir seu ronrom? Conheça aqui no blog do Adote um Ronrom as principais doenças que acometem os gatos.

Conheça as principais maneiras de ajudar o Adote um Ronrom, contamos com você!

 

Imagens: http://petboxbrasil.com.br/, http://noticias.band.uol.com.br/, https://www.petmd.com

Fontes consultadas: https://meusanimais.com.br/, https://tudosobregatos.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s