Vitaminas do complexo B e sua importância para os gatos

Assim como a maioria das vitaminas, as vitaminas do complexo B não são sintetizadas pelo organismo e precisam ser ingeridas em alimentos ou suplementadas. A falta delas pode causar distúrbios metabólicos.

As vitaminas do complexo B são vitais para cães e gatos, por estarem envolvidas no metabolismo dos alimentos e na produção de energia. A principal causa de deficiência dessas vitaminas é a alimentação inadequada. Quantidades balanceadas de vitaminas do complexo B combatem o comprometimento da respiração celular e do metabolismo de proteínas, aminoácidos, carboidratos e lipídios.

vitaminas-complexo-b

Ao longo das fases da vida do animal a necessidade de vitaminas pode variar, por exemplo em período de crescimento e reprodução o corpo pode demandar mais nutrientes para manter seu estado ótimo de funcionamento. Com a chegada de idades mais avançadas, também pode haver exigência de maior quantidade de vitaminas. Já animais em tratamento renal ou com diabetes podem excretar mais vitaminas hidrossolúveis e por isso demandam reposição.

A alimentação é a chave do balanceamento nutricional, tanto de vitaminas como de outros componentes necessários para o bom funcionamento do organismo dos animais. Por isso é indicado acompanhamento do médico veterinário ao montar a dieta do seu gatinho. Por exemplo, não é indicado uso de alimentação natural sem o acompanhamento do médico veterinário, pois as refeições correm o risco de não estarem devidamente balanceadas.

alx_176871197_original2

Causas

  • A deficiência de tiamina (B1) pode ser observada quando cães e gatos são alimentados com certos peixes crus de água doce.
  • A deficiência de biotina pode ser provocada pela ingestão em excesso de clara de ovo cru e antibióticos orais.
  • Dietas veganas podem causar deficiência da vitamina B12 no seu gatinho, que é encontrada em alimentos de origem animal.

 Sintomas

  • Os sinais neurológicos da deficiência de tiamina (B1) em gatos variam e podem incluir visão prejudicada, convulsões, anorexia e vômitos.
  • Os sinais clínicos da deficiência de biotina em gatos incluem o desenvolvimento de dermatite descamativa, alopecia e, ocasionalmente, diarreia e anorexia.
  • A escassez de vitamina B12 apresenta sinais gastrointestinais e complicações sistêmicas, como imunodeficiência e anemia.

8-1170x550

Fontes naturais:

  • B1: O gérmen de trigo e levedura tem o maior teor de vitamina B1, mas ela também pode ser encontrada em farelos, carnes e cereais.
  • Biotina: leveduras, fígado, rins e em ovos cozidos.
  • B12: pode ser encontrada apenas em produtos de origem animal (fígado, rins, peixe, carne). Os vegetais não contêm vitamina B12.

 

 

Fontes consultadas: https://www.ufrgs.br/lacvet/site/wp-content/uploads/2017/10/defic_vitam_peqLuciano.pdf, http://univitta.net/themes/univitta.com.br/uploads/informativos/pdf/informativo20161206170146.pdf, http://www.royalcanin.com.br/

Imagens: https://www.greenme.com.br/, https://veja.abril.com.br/, https://www.designdeestimacao.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s