Como lidar com a curiosidade dos gatos

Estão aqui duas afirmativas sobre gatos que qualquer um já escutou (e quem sabe até pronunciou): “gatos são independentes” e “a curiosidade matou um gato”. Horrível ler essa última frase e pensar nas consequências, mas uma coisa é fato, gatos não são independentes dentro de casa e são extremamente curiosos.

WhatsApp Image 2018-04-05 at 20.42.22

Aurora testando a sua curiosidade na tampa da cesta de lixo! 😄 📷 Foto: Arquivo pessoal Debora Kantor

É aí que nós entramos com todo nosso amor para cuidar dos bichanos. Se você está pensando em adotar um gato porque acha que ele é independente e não precisará de cuidados, está muito enganado. Qualquer animal dentro de casa sob a nossa responsabilidade precisará de cuidados para se manter seguro e saudável, atenção e demonstração de afeto.

Comum são os ronrons extremamente curiosos com as coisas da casa e que podem entrar em enrascadas se não tivermos as devidas precauções. Nossa casa é o parque de diversão deles, qualquer novidade é um prato cheio para interagir!

Confira as dicas e drible a curiosidade deles com muita segurança:

  • Primeiro e indispensável, sempre serão as telas. Em todas as janelas, quando dizemos todas, inclui as basculantes também… Inclusive a do banheiro. Nunca duvide que eles sobem lá! Nunca!

A prova disso são Lizzy e Chantal, ronrons da Bruna Moeller, voluntária do Adote um Ronrom,  que adoram explorar o banheiro, box, janela… Vejam os clicks que a Bruna fez!

 

Manter tudo telado diminui drasticamente os riscos de acidentes gravíssimos decorrentes de quedas por curiosidade. Na foto abaixo, enviada pela adotante Ariela Rodrigues, podemos ver o sapequinha do Lupin escalando a tela e provando a sua importância!

whatsapp-image-2018-04-05-at-20-31-52.jpeg

📷 Foto: Arquivo pessoal Ariela Rodrigues

  • Locais propícios para se esconderem – Cuide muito de armários, gavetas, tampas abertas como máquinas de lavar e forno. Eles adoram entrar para dormir em locais como esses, e você acidentalmente pode trancá-los dentro de armários, por exemplo. Esse é mais um risco de deixar os gatos sozinhos por muito tempo em casa, eles podem se trancar em cômodos ou móveis e não conseguir sair para comer, por exemplo. Então mantenha-se atento e se possível coloque trava nas portas e mantenha as gavetas bem fechadas.
  • Ingestão de produtos indevidos – Isso inclui brinquedos, alimentos e produtos químicos. Brinquedos devem ser seguros, sabemos que muitos gostam de brincar com fios, amarradores de cabelo e itens pequenos, então supervisionar as brincadeiras é sempre importante. Não deixe pequenos objetos que podem ser engolidos ou brinquedos que eles podem se enroscar, a disposição enquanto não houver ninguém por perto. A curiosidade é implacável:
gatos-graciosos-22

Esse curioso gatinho se enroscou na mola!

Já a curiosidade com alimentos é um caso a parte! Qualquer descuido e podemos ter o prato assaltado!! Veja o interesse desses dois na preparação da janta da família! 😁😁

WhatsApp Image 2018-04-05 at 20.44.17

📷 Foto: arquivo pessoal Carolina Demazi

Fica claro então que devemos nos atentar durante a preparação de comidas, deixar pratos, panelas e recipientes com alimentos dando sopa pela cozinha, e os copos.. ah os copos.. um caso de amor e ódio!

WhatsApp Image 2018-04-05 at 20.34.15

Esse é o Lucca, adora beber água em copos e as vezes gosta de derrubá-los também! 📷 Foto: Arquivo pessoal Gabriela Martinez

Inclusive já abordamos aqui no blog do Adote um Ronrom 10 produtos tóxicos para gatos que temos em casa. Fique atento!

Essa é a Cecília, minha gatinha recém adotada no Adote um Ronrom, que já está demonstrando toda sua curiosidade escalando a cadeira para espiar a movimentação lá fora pela janela.

WhatsApp Image 2018-04-05 at 20.23.28

📷Foto: arquivo pessoal Ricardo Haberbeck

Alguma dúvida da capacidade e agilidade desses ronrons para atingirem seus objetivos e matarem sua curiosidade? Sempre alertas que tudo acaba bem!!

Aqui no blog do Adote um Ronrom já falamos sobre a criação indoor, relembre! E mantenha seu ronrom seguro e se divertindo muito dentro de casa!

 

Imagens: Esse post teve a gratificante contribuição de fotos pessoais enviadas por adotantes e voluntários aqui mesmo do projeto Adote um Ronrom. Obrigada por dividir as travessuras dos seus ronrons conosco, pessoal!

Fontes consultadas: https://meusanimais.com.br/, https://www.canalmascotas.com/

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s