Qual a quantidade certa de ração que meu gato deve comer?

A nutrição adequada do seu gato é o fator primordial para a garantia da saúde e bem estar do animal. Já demos várias dicas aqui no blog do Adote um Ronrom sobre assuntos que envolvem alimentação, como por exemplo sobre ração úmida e seca, alimentação natural, leite, frutas entre outros.

A alimentação do nosso ronrom é um assunto que sempre nos intriga e preocupa, e é algo que só um médico veterinário deve prescrever com exatidão.

Fatores como o estilo de vida do seu gato, o peso atual, idade, condições de saúde interferem no cálculo da quantidade de ração que deve ser oferecida. Há também a diferença da qualidade das rações, e se são úmidas ou secas.

WhatsApp Image 2018-03-18 at 18.28.26

Filhotes se alimentam exclusivamente de leite materno aproximadamente até três semanas de vida Foto: Arquivo pessoal Adote um Ronrom

Os cálculos são embasados na quantidade de nutrientes que a marca da ração que você está comprando possui. São eles: Proteína, umidade, fibra, material mineral e extrato etéreo (gordura).

img-2

A vantagem é que temos hoje disponíveis para venda tipos específicos de ração como, para gatos com determinadas doenças, castrados, gatos obesos, filhotes, idosos etc.  Visto que em cada fase da vida/condição atual de saúde as necessidades nutricionais variam. Então já servem de orientação, caso você não saiba por onde começar.

gatoracao

Outra dica valiosa, além da compra da ração ideal e de boa qualidade, é seguir a orientação do fabricante (lembrando que nada substitui o profissional veterinário). No rótulo da ração há a indicação média de quantos gramas diárias deve ser oferecido daquela determinada ração para o gato. Mas fique atento, as quantidades se baseiam no peso atual do gato, e se ele está abaixo ou acima do peso ideal pode ser um problema.

modelos de cálculo também na internet. E tabelas de orientação que giram basicamente entre as mesmas médias. Mas, não utilize apenas essas fontes como orientação, visto que cada caso é um caso.

tabela

E o seu ronrom? Comendo muito!? Comente aqui o quanto ele costumar comer =]

 

Fontes consultadas: http://www.maxtotalalimentos.com.br/; https://www.peritoanimal.com.br/, http://www.nutricao.vet.br/

Imagens: http://www.meupet.digisa.com.br/, http://www.maxtotalalimentos.com.br/, http://www.naturalistotalalimentos.com.br/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s