Diferentes tipos de areia higiênica para seu gato – qual o melhor?

Mais importante do que sua preferência, é a preferência do ronrom que irá usar a areia higiênica. Não tente escolher a sua preferida, e sim a dele. Essa é a primeira e essencial dica para a escolha dos diferentes tipos de areia.

Podemos gostar por exemplo das perfumadas, das biodegradáveis, mas infelizmente se eles não se adaptarem, teremos que oferecer mais opções para percebermos qual é o tipo de areia que os nossos gatinhos mais se adaptam.

É importante que eles se sintam à vontade com a areia escolhida, que o tamanho da caixa e o modelo sejam adequados e que a caixa esteja sempre limpa para que eles não optem por aliviar suas necessidades em locais indesejados! E nem fiquem segurando por muito tempo, o que pode trazer malefícios à sua saúde.

Vamos conhecer agora quais os tipos de areia mais comuns no mercado e suas particularidades:

8-tipos-de-areia-para-gatos-1

Sílica

silica

A sílica é considerada um tipo de areia absorvente, e está disponível em dois formatos: bolinhas ou cristais. Com preço mais elevado e ainda com estudos sobre seu impacto na saúde do felino e do meio ambiente, é ainda muito utilizada por apresentar diversas vantagens. As principais são a capacidade de mascarar os odores e menor necessidade de troca. Outra vantagem é que ela não espalha poeira pela casa.

Areia granulada a base de argila

Exitem as que absorvem, as que aglomeram e em diversas granulometrias. São mais baratas que a sílica e muitos preferem pois formam torrões que podem ser retirados. As desvantagens são que as absorventes podem formar uma lama no fundo da caixa, e  ambas podem espalhar poeira pela casa.

granulado

Se os gatos gostam de cavar, também é possível que destruam os torrões antes mesmo de você retirá-los, mas é um tipo de areia muito comum e de preço acessível. Elas são muito usadas em lares que possuem mais de dois gatos, devido ao custo-benefício.

Areias biodegradáveis

As areias biodegradáveis são constituídas 100% de materiais vegetais. Podem ser de madeira, palha e resíduos vegetais. Prometem ser muito absorventes, mas corre o risco de os gatos comerem algumas delas (como a farinha de mandioca ou milho), mas são muito baratas, podem ser descartadas na privada e são recicladas. Uma desvantagem é que precisam ser peneiradas para serem limpas.

madeira

Existem as de madeira, papel, serragem, as de mandioca, milho e trigo. Para diminuir os odores, existem dicas como acrescentar bicarbonato de sódio.

Que tal ter um ronrom ecológico?

 

No link abaixo podemos ver um vídeo de um programa exibido dia 24 de junho de 2017, no programa “É de Casa”, onde um veterinário aborda as vantagens e características de 6 tipos diferentes de areia.

https://globoplay.globo.com/v/5962389/

 

Imagens: http://www.dasppet.com.br/, http://blognadabaguncado.blogspot.com.br/

Fontes consultadas: http://blog.areiadegato.com.br/, http://portalmelhoresamigos.com.br/, https://www.peritoanimal.com.br/, https://meusanimais.com.br/, http://www.menos1lixo.com.br

Um comentário sobre “Diferentes tipos de areia higiênica para seu gato – qual o melhor?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s