📷 Janaína Reis

Meu Ronrom não bebe água 😱🐱

Você já ouviu dizer que gatinhos são mais propensos ao desenvolvimento de problemas relacionados ao trato urinário e renais em geral? Essa realidade tem tudo a ver com a alimentação e o consumo de água do bichinho, já que enquanto a dieta pode ajudar no equilíbrio do pH urinário, a água também desempenha inúmeras funções relacionadas ao metabolismo. Porém, nem sempre é tão fácil incentivar sua ingestão: são muito comuns os relatos de tutores que identificam nos gatinhos o desinteresse em bebê-la com frequência. É importante observar e tentar diferentes formas de manter o consumo de água num nível adequado. Pensando nisso, trouxemos para você algumas dicas:

📷 Janaína Reis

📷 Janaína Reis

Localização do pote

Aquela lógica de que deixar a água perto da comida fará o animal se lembrar de bebê-la no momento em que for se alimentar, não funciona tanto no caso dos gatinhos. Em geral, é comum que eles – sempre exigentes – se sintam incomodados com a interferência de odores do alimento na água (inclusive, o mesmo vale para os odores da caixinha de areia), numa relação com os instintos selvagens dos gatos, que na natureza associam o cheiro de animal morto ou de fezes à possível contaminação da água. Por isso, a escolha do local em que pote de água ficará deve ser estratégica, distante das informações que farão o bichinho se desinteressar.

Há outros tipos de interferência que poderão incomodar também, como a proximidade com janelas em que o sol bata diretamente na vasilha (deixando a água quente) ou mesmo que possam trazer sujeiras para dentro do potinho, além de locais muito movimentados da casa.

A “ciência” da vasilha

Ao sinal de desinteresse do animal pelos momentos de hidratação, é bom também dedicar um tempo para pensar se o problema não pode estar no potinho em que a água é oferecida. Primeiro, considere que o gatinho não gosta muito de molhar os bigodes ou encostá-los na beirada da tigela, portanto o tamanho do recipiente pode ser determinante – que tal tentar um potinho maior? Além disso, apesar de serem os mais comuns, os potes de plástico tendem a acumular mais cheiros e até bactérias que os de inox, cerâmica ou vidro.

Frequência da troca

A lógica aqui é bem simples: quanto mais fresca a água, mais interessante para o ronrom. Como há o costume de não beber grandes volumes de uma vez, aquela água que fica parada pode ser o motivo para ele não estar comparecendo até o potinho. Experimente trocar com mais frequência.

Que tal tornar o momento mais interessante?

A vasilha está ali, cheia, mas é só abrir uma torneira que o gatinho vem cheio de interesse. Já reparou? Pois bem, o gosto pela água corrente é comum nos felinos e, pensando nisso, já foram desenvolvidos até produtos específicos para unir a necessidade de hidratação com a diversão deles pelas fontes de água. Pode ser uma boa opção para incentivar o consumo e ainda distrai-lo. Pesquise no mercado as variedades disponíveis!

📷 Jornal do Povo

📷 Jornal do Povo

Incentivo constante
Quem nunca deixou de beber água por preguiça de ir até a cozinha encher um copo? Para evitar que o bichano deixe de beber água por não se locomover até a vasilha, pode ser uma boa pedida espalhar mais de um local para a hidratação. Se a água estiver sempre perto, há um incentivo a mais para que ele vá até lá.
O importante é estar atento de todas as formas possíveis para evitar a desidratação, relacionada a vários problemas de saúde que queremos evitar no animalzinho. 🐱

Gostou das dicas de hoje? Então compartilhe para que mais ronrons se hidratem de forma divertida!

_____________________________________________________________________________________

Ainda não tem um Ronrom? Envie um e-mail pra gente: queroumronrom@gmail.com

Clique aqui para conferir a nossa política de adoção

Doação apenas para residências totalmente teladas

Mas se por algum motivo você não pode adotar, ajude para que possamos continuar salvando ronrons!

www.adoteumronrom.com.br/ajude

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s