Principais doenças que atingem os gatos

Conheça as principais doenças que acometem os gatos domésticos e saiba como manter em dia a saúde do seu ronrom.

gato-doente-54847584

1 – Insuficiência Renal

A doença renal crônica tem levado muitos de nossos gatinhos atualmente, tanto os do projeto, como os de Adotantes. Muita conversa há em cima das causas dessa doenças: seria a ração e os corantes, conservantes e sódio embutidos nela? Ou a falta de hidratação do animal e até mesmo predisposição genética ou da idade e raça?

Fato é que precisamos ficar atentos ao funcionamento renal dos nossos gatinhos, pois filtrar o sangue e eliminar toxinas na urina é essencial para manutenção da vida. Indica-se que sejam realizados exames no mínimo anuais de urina para verificar os níveis de creatina – que indicam funcionamento renal. E conforme a idade do gato avança, aumentar a periodicidade também das visitas ao médico veterinário.

gato-bebe-agua-fuente

Gatos com insuficiência renal costumam urinar mais que o normal, e por isso tendem a beber mais água, isso pode ser um sinal. Mas, muitas vezes eles podem ficar apáticos e perder a sede e o apetite, então não há regra. A hidratação é vital nesses casos e podem necessitar ficar internados recebendo soro ou fluidoterapia.

Para prevenir esse mal, cuidar da alimentação e hidratação do animal são peças fundamentais. Fique atento aos níveis de conservantes, corantes, sódio e proteína das rações. Nem sempre a mais barata é o melhor custo-benefício para a saúde a longo prazo do ronrom.

Saiba mais sobre as rações aqui.

2 – Rinotraqueíte viral e Calicivirose

A rinotraqueíte é mais conhecida como a gripe do gato. É muito comum, como nos humanos, mas o vírus é outro então não se preocupe, se você estiver gripado não irá passar para o seu gatinho! Os sintomas são similares aos nossos, e se não tratados adequadamente, podem gerar complicações.

O gato pode apresentar tosses, espirro, febre e secreções nos olhos e nariz, são elas que geram a transmissão para outros animais. Se perceber qualquer sintoma, leve o gato ao médico veterinário.

Gripe-en-gatos-484x330

A rinotraqueíte é causada pelo herpesvírus e pode ser prevenida com vacinação. Atenção que pode levar o gatinho à cegueira.

Já a Calicivirose, é a outra doença do trato respiratório mais comum nos ronrons. Trata-se de uma infecção do trato superior respiratório. Muito similar à um resfriado também.

A transmissão é a mesma da rinotraqueíte e os sintomas similares, além de úlceras na boca e gengivite.

Saiba mais sobre problemas respiratórios nos gatos aqui.

3 – Obesidade e suas consequências

A obesidade é aquela doença que carrega consigo a maioria das demais. Assim como em outros animais, a obesidade é um fator de risco para doenças cardíacas, respiratórias, reumáticas, hepáticas, etc.

Saiba como identificar se o seu ronrom passou do peso:

gato_com_letras_textos_02_obesidade_clip_image002

Infelizmente, tem se tornado cada vez mais comum a ocorrência de gatos obesos nos lares, e apesar de muita gente achar bonitinho, é muito perigoso para a saúde do bichinho.

A obesidade é causada pelo desequilíbrio entre a ingestão de calorias e o gasto delas, e como os gatos caseiros vão se tornando cada vez mais preguiçosos e dorminhocos, é nossa função mexer nessa conta.

Veja aqui várias dicas legais de enriquecimento ambiental para tornar sua casa um ambiente propício aos exercícios físicos e à queima de calorias!!

Descubra com o veterinário o cálculo exato da quantidade necessária de ração a ser oferecida por dia, e o tipo certo de ração. Existem rações certas para cada condição do animal.

4 – Doenças Hepáticas

A lipidose hepática é a doença do fígado mais comum em gatos, e é caracterizada pelo acúmulo de gordura no fígado. A causa mais comum da lipidose é a anorexia por muito tempo, e ocorre geralmente em gatos obesos. Seu diagnóstico é feito por meio de exames laboratoriais, radiografias, ultrassonografias e biópsias.

Já a hepatite é a inflamação do tecido hepático, e pode ser viral, bacteriana ou parasitária. O fígado tem a função de metabolizar e armazenar nutrientes, filtrando toxinas na corrente sanguínea. Portanto é um órgão muito sensível.

Os principais sintomas de doenças do fígado incluem icterícia, perda de apetite, apatia, escurecimento da urina. No tratamento é muito importante dar a alimentação adequada para esta condição, sem sódio e gorduras.

5 – Doenças Intestinais

Bastante comuns em pets, as verminoses e parasitoses intestinais são causadas por larvas e hospedeiros.

As parasitoses também são transmitidas durante a amamentação da mãe para os filhotes. Outra forma de infestação comum é pela água da torneira, a qual alguns gatos tem costume de tomar.

Mais dúvidas sobre doenças que atingem os gatos? Confira os posts do Blog do Adote um Ronrom sobre:

 

 

Imagens:  http://www.cosasdegatos.es/, https://nutroexpertos.com/, https://meusanimais.com.br/, https://pt.dreamstime.com/, http://www.gatoleaodourado.com.br/

Fontes consultadas: http://portalmedicinafelina.com.br/, http://www.cachorrogato.com.br/, https://www.vetsmart.com.b/, http://ronronar.com/

Um comentário sobre “Principais doenças que atingem os gatos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s