Ração seca ou úmida? Veja qual a melhor opção para seu gato

Mesmo se tratando de ração, acredite, as possibilidades são muitas. Basta ir num petshop /mercado/agropecuária para descobrir que você terá muitas opções na hora de comprar uma ração para seu gato e pode ter muitas dúvidas.

Os gatos são carnívoros, então sua alimentação deve conter proteína animal de  boa qualidade para a manutenção da saúde e vitalidade. Uma alimentação rica em nutrientes, seja natural ou por meio de rações industrializadas, irá contribuir para a diminuição das doenças crônicas e alergias, além de outros benefícios para os dentes e pelo, por exemplo.

Vamos classificar os tipos de ração aqui de acordo com a presença de líquidos: seca, semiúmida e úmida.

  • Ração Seca

As rações secas são subdivididas entre Normal, Premium e Super Premium. A diferença entre a classificação está na qualidade da proteína animal utilizada.

As rações normais (Standard) possuem maior quantidade de ingredientes extras, como glúten, farinha de carne, gorduras e proteínas vegetais. Os animais vivem bem com esta ração, mas precisam de uma quantidade maior para saciar e, além disso, podem a longo prazo prejudicar a sua saúde.

racao-seca

O custo-benefício das rações super premium é melhor. Devido à qualidade das proteínas oferecidas nesta ração, uma menor quantidade é necessária para nutrir os animais. A ração super premium é balanceada para diversas idades e condições de saúde dos gatos. Fique atento aos rótulos na hora de comprar, não compre apenas pela parte da frente do pacote.

As rações premium e super premium também contém menor quantidade de produtos químicos como os corantes, e possuem melhor digestão. Isso acarreta numa menor produção de fezes.

Já demos dicas muito legais aqui no blog a respeito das rações secas. Não deixe de conferir!

  • Ração semiúmida e úmida

meal!

As rações semiúmidas ou úmidas possuem maior quantidade de água que a ração seca, no mínimo 20%. O cuidado com as rações semiúmidas deve ser dobrado, pois podem conter altas quantidades de glúten para dar formato, sal e açúcar. Isso pode facilitar a formação de cáries e a longo prazo acarretar em diabetes ou problemas renais.

Muitos estudos tem mostrado que as rações úmidas de qualidade super premium são altamente indicadas para alimentação exclusiva dos gatos em muitos casos. Podem ser uma boa opção para gatos que não se hidratam ao longo do dia ou estão com alguma enfermidade que dificulta a mastigação, ou estão com falta de apetite.

Uma avaliação do estado de saúde deve ser feito para a escolha da alimentação úmida, ou mista, de acordo com as reais necessidades e condições do gato. Lembre-se que a saúde começa pela boca!

As rações úmidas tem prazo de validade menor e deve haver muito cuidado na sua conservação após a abertura.

Aqui no blog já escrevemos sobre as vantagens da ração úmida. Fica a dica da leitura!

Não compre a ração apenas pelo preço e não deixe seu gato escolher a ração. Isso parece maldade, mas acredite, as rações de pior qualidade podem ser mais atrativas para eles por conterem muitos aromatizantes e corantes, que são prejudiciais à saúde. Fique atento e sempre consulte um veterinário para avaliar qual a condição de saúde do seu ronrom e escolher a alimentação mais adequada para garantir muitos anos de miaus saudáveis ao seu lado.

Interessado também na alternativa da alimentação natural? Conheça mais!

 

Fontes consultadas: http://tudosobregatos.com.br/, http://petcare.com.br/blog/

Imagens: http://bichoegenteboa.blogspot.com.br/, http://ronronar.com/, https://www.estrela-animal.pt/

2 comentários sobre “Ração seca ou úmida? Veja qual a melhor opção para seu gato

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s