É alérgico e adotou ou quer adotar um gato? Saiba como lidar!

Alergia é a reação do organismo à alguma substância a qual ele é sensível, diferente da maioria das outras pessoas. Sabemos que pessoas com problemas respiratórios ou alergias não são a maioria, mas também não são nada raras de encontrar! Com certeza, teremos um alérgico querendo ter um gatinho, afinal como não amá-los?

Aí começa o incômodo, espirros, tosses, lágrimas e nariz escorrendo são comuns para pessoas com alergias. Muitos acreditam que é o pelo dos gatos que causa esta reação nas pessoas sensíveis. Mas, na verdade, estudos provam que é uma proteína presente na pele e na saliva dos gatos que desencadeia na sensibilização. Tanto que os gatos da raça Sphinx (que não possuem pelos) também causam alergia nessas pessoas.

Como os gatos passam boa parte do dia se lambendo, eles espalham a proteína pelo corpo todo e pelos, e um mínimo contato com eles as pessoas com alergia já começam a ter reações. Estima-se que a alergia a gatos acomete 10% da população mundial.

cat-allergy1

Para quem é alérgico e possui um gato ou então pretende adotar, o importante é manter a casa sempre limpa, pois a descamação da pele e os pelos soltos pela casa irão contaminar os ambientes com a proteína que causa a alergia. Tente manter um ambiente da casa onde o gato não tem acesso, para que seja um ambiente livre de contaminação. De preferência o quarto, para que você consiga dormir sem ataques de alergia!

Caso isso não seja possível, evitar cortinas e tapetes por toda a casa também pode ajudar. Escove sempre o gato, dê banho ou passe um pano úmido e limpe a superfície dos móveis e o chão com frequência.

Lembre-se de conversar com seu alergista e confirmar se realmente sua alergia é à gatos, pois pode ser alergia à ácaros e mofo, e você está culpando o pobrezinho!!

Alergias-Em-Gatos-2

E se você sofre com isso, pode se animar! Pesquisadores estão próximos de descobrir a cura. Medicamentos que bloqueiam a alergia já estão em testes! Enquanto isso, afofe seu ronrom e quem sabe espirre um pouco depois… não vemos mal nisso também né?!! Vale a pena!

 

Fontes consultadas: http://www.cachorrogato.com.br/, http://animais.culturamix.com/

Imagens: http://www.resgatinhos.com.br/, http://www.cachorrogato.com.br/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s