Arranhões de gatos – saiba como evitar

Gatos tem unhas afiadas e as usam,  por natureza. É saudável que os felinos usem suas unhas, pois elas servem para sua mobilidade, equilíbrio, escalada, defesa e demarcação de território. Ao afiá-las, eles estão se exercitando e demarcando território, espalhando seu cheiro através das patas.

Porém, as escaladas e brincadeiras bruscas podem ser uma verdadeira dor de cabeça para quem tem ronrons em casa.

Veja agora as dicas que separamos para que você mantenha seu gato saudável com suas unhas, sem se machucar ou perder cortinas e sofás!

  1. Eduque desde filhote: O momento correto de educar seu gato a não te arranhar em brincadeiras bruscas, ou não afiar as unhas no carpete ou sofá, é preferencialmente quando ele ainda é um filhote. É nessa fase da vida que ele aprenderá mais coisas e levará para a fase adulta os costumes adquiridos. Estimule o gato a afiar as unhas no local que você deseja, atraindo ele com recompensas e catnip nos locais desejados.

8c5wxysnkjp6khumuo32q4b1u

2. Forneça arranhadores: Encontre o tipo de arranhador que o seu gatinho mais gosta e mais sente interesse. Existem diversas possibilidades, como papelão, sisal, postes verticais, madeiras e cordas. Coloque o arranhador nos locais onde ele mais fica, e se necessário, coloque catnip no arranhador para que chame a atenção dele nas primeiras vezes.

Já ensinamos aqui no blog dicas de como fazer um arranhador você mesmo!

7_arranhadores_muito_originais_01

Lembrando que o quanto antes ensiná-lo a afiar as unhas em um arranhador apropriado e não na mobília, melhor!

Veja que fácil também este DIY de arranhador de papelão.

3. Brinque com o gato:  Um gato que brinca, com você ou com outros gatos, é um gato mais feliz e mais saudável. Com certeza, estará menos ansioso e provavelmente passará menos tempo afiando as unhas. Não há regras, o costume pode variar de felino para felino, mas brincadeiras saudáveis trarão melhores hábitos para o ronrom. Estimule para que brinque, se exercite e corra pela casa. Evite estimular brincadeiras agressivas em que ele use as unhas para te atacar, pois com o tempo pode virar um problema!

22499205_1470497906372817_6021866218082328758_o

4. Apare as unhas regularmente: Aproximadamente uma vez por mês, você pode cortar as unhas do seu gatinho, ou então levá-lo  ao pet shop para que o façam.

Aprenda aqui em detalhes como cortar a unha dos gatos.

Existe a forma correta de aparar as unhas do seu gatinho, sendo necessário muito cuidado e atenção. Mas, se feita da forma correta, não trará malefícios à saúde do ronrom.

Unhas gato

E nunca, jamais, remova as unhas do seu animalzinho!

Gostou do post de hoje? Então compartilhe para que mais pessoas saibam como evitar os arranhões dos ronrons!

 

Fontes consultadas: https://meusanimais.com.br/, http://curiosidades-felinas.blogspot.com.br/, http://www.blogdogato.com.br/

Imagens: http://curiosidades-felinas.blogspot.com.br/, http://ronronar.com/, http://canaldopet.ig.com.br/

Gif: https://todateen.com.br/

Foto: Camila Dinnebier (Adote um Ronrom)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s