8 Dicas de como acalmar um gato arisco

Os gatos são conhecidos por serem independentes e por terem uma personalidade forte. E essas características podem se acentuar quando o gatinho é arisco.

Mas você sabe a diferença entre um gato com medo e um gato arisco?

4429298505_42c26d6c0a_z

Um gato com medo, assustado ou amedrontado costuma deixar as suas orelhas e a cauda abaixadas, os pelos do corpo eriçados e sinaliza para que as pessoas não se aproximem: rosnam, fazem “fuuzzzz” ou assopram.

gato-medo

O gato arisco é territorialista, agressivo e não é muito fácil de lidar. Também são chamados de selvagens, por não ter ou ter tido muito pouco contato com os humanos. Ele provavelmente irá atacar, morder, arranhar, o seu pelo se eriçará somente numa estreita faixa da coluna vertebral e como forma de defesa, pode se esconder.

aggressive-kitt

Os motivos que podem fazer o gato ter um comportamento arisco, assustado, amedrontado ou estressado são muitos e para ajudá-lo a modificar isso, é importante descobrir a origem desse comportamento que pode ser: medo do ambiente, de algo ou de alguma atitude humana, ansiedade, insegurança, algum trauma vivido em alguma fase da vida ou mesmo ter passado por situações traumáticas como por exemplo trovões, raios, chuva forte, susto e etc. Além disso a falta de socialização também é um forte fator.

 

Você tem um gatinho que está assim? Ou conhece alguém que tem um gato arisco?

Calma, saiba que é possível acalmar o seu peludinho. Além das nossas dicas, é só ter um pouco de paciência, pensamento positivo e entusiasmo.

Vamos lá?!

1 – Visita ao Veterinário

Leve o gatinho ao veterinário, ele poderá examiná-lo e encontrar a possível causa do comportamento que, pode ser desde a uma dor, incômodo ou mesmo traumas.

gato-veterinario-400x267

2 – Florais

Sim, os florais são essências extraídas das flores com capacidades curativas, que atuam na transformação de emoções, pensamentos e comportamentos. Clique aqui e acesse nosso Post sobre os florais e como eles podem ajudar no comportamento do seu gato.

essential_oils11

3 – Feliway

Outro produto muito utilizado para tratar o comportamento felino, o Feliway é uma versão sintética do feromônio facial felino, uma imitação dos feromônios naturais produzidos pelo corpo, que deixa o gato mais feliz, confortável e seguro. Tem versão spray ou difusor elétrico.

41s0txr8nWL

4 – Ambiente

Mantenha o ambiente seguro, limpo e abuse na criatividade na hora de escolher os brinquedos para o gato. Eles são muito inteligentes, caçadores por instinto, curiosos e  brincalhões. As prateleiras e escadinhas nas paredes, criam um refugio para eles no alto e isso pode ser uma excelente alternativa, principalmente nessa fase que o gato está mais arisco. Espalhe também chocalhos, lãs, caixas, ratinhos, bolinhas e arranhadores pelo ambiente, quanto mais lúdico, mais promoverá o bem estar físico e psicológico do peludo.

Os petiscos e sachês também podem ser recursos de aproximação interessante nessa fase, afinal, eles são loucos por essas comidinhas.

9-Prateleiras-estrategicamente-colocadas-para-o-acesso-dos-gatos

5 – Música

Você sabia que os gatos também gostam de música? Sim, existe uma infinidade de músicas que acalmam os bichanos, principalmente as clássicas. Então, aperte o play e veja o comportamento agressivo do gatinho “dançar”.

4057656378_4fd2cbe823_o

6 – Abaixe-se

Quando seu gato estiver com medo ou muito assustado, estressado, procure não fazer contato visual. Abaixe-se ou deite em frente a ele de forma que vocês fiquem no mesmo nível, isso faz com que ele não lhe enxergue mais como ameaça e perca um pouco do medo e desconfiança. Com os gatos mais ariscos, evite o contato visual sem demonstrar medo. Não fique atrás ou insista, disponha de água fresca e comida, isso com um pouco de tempo e persistência pode calmá-lo e aproximá-lo de você.

what-every-owner-should-train-their-cat-to-do

7 – Tenha calma e respeite o espaço

Quando o gato está estressado, assustado ou arisco, ficar tentando pegá-lo ou querer passar a mão nele, pode piorar a situação. Não force a barra, tenha calma! Disponha de atrativos (citados no item 4) e espere que ele se aproxime de você quando se sentir à vontade. Respeitar o momento e o espaço dele pode fazer toda a diferença.

pexels-photo-474657

 8 – Sem agressividade

Os gatos são muito sensíveis, portanto, não repreenda com violência ou tom de voz muito alto. Lembre-se, você está tentando uma aproximação e se o gato já é/está arisco, não é gritando com ele que você irá ensiná-lo, muito menos conquistá-lo.

86322_cats-1920x1080-wallpaper_wallpaperswa.com_21.jpg

Bom, agora é com você!

Tenha paciência e persistência, com muito amor, carinho e cuidado aos poucos você conseguirá conquistar o coração do gatinho arisco e temos certeza que ele derreterá o seu.

Fontes consultadas: https://meusanimais.com.br/forte-personalidade-dos-gatos/
http://blog.areiadegato.com.br/calma-separamos-10-dicas-para-lidar-com-gato-arisco/
http://www.fafich.ufmg.br/bast/arisco-ou-amedrontado/1083
https://blog.catclub.com.br/5-dicas-para-acalmar-um-gato-medroso-ou-arisco/

Fotos: http://www.wookmark.com/image/86322/cats-cats-1920×1080-wallpaper-cats-wallpaper-free-desktop-wallpaper
http://tudosobregatos.com.br/10-perguntas-que-os-veterinarios-de-gatos-gostariam-que-voce-perguntasse/
https://media.framar.bg/
http://gatinhobranco.com/?p=2821
https://www.amazon.co.uk/Feliway-281080Q-FELIWAY-CLASSIC-Spray/dp/B00VPXHASG
http://blog.construir.arq.br/15-ideias-moveis-criativos-ama-gatos-terminar/
http://www.sheknows.com/pets-and-animals/articles/1035373/what-every-owner-should-train-their-cat-to-do
https://blog.catclub.com.br/introduzindo-um-novo-gato-na-casa/
https://blog.catclub.com.br/por-que-alguns-gatos-se-aproximam-de-pessoas-que-nao-gostam-deles/
https://www.estimacao.com.br/cao-gato-muito-medroso-fazer/
https://www.freemovement.org.uk/new-statutory-human-rights-considerations-take-immediate-effect/

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s