Raiva felina

Já ouviu falar da raiva felina? Muito mais comum ouvirmos falar da raiva canina, mas sim, a raiva pode atingir os gatos, e é letal para eles.

A raiva é uma doença infecciosa viral contagiosa, transmitida pela saliva e capaz de atingir qualquer mamífero, causando danos no sistema nervoso central.

Quando o vírus entra no organismo, atinge o sistema nervoso e as glândulas salivares. É então que a transmissão é facilitada entre felinos, geralmente por mordidas e ferimentos que sejam lambidos. O vírus pode se alojar nas unhas durante as lambidas e cria a possibilidade de transmissão através dos arranhões.

mordida

Entenda: o gato pode ser contaminar através do contato com qualquer mamífero infectado, não necessariamente apenas outro gato!

Os sintomas incluem alterações no comportamento do animal, que pode apresentar agressividade, febre, salivação excessiva, convulsões, paralisia, anorexia, fotofobia e hidrofobia. O período de incubação pode variar de animal para animal, e os sintomas podem aparecer semanas após a infecção, ou até mesmo depois de meses.

A agressividade do animal (fase furiosa) é considerada um sintoma de fase avançada da doença. O animal apresenta mudanças repentinas de humor podendo morder e atacar humanos e outros animais. Logo após apresentar estes sintomas, o gato entra na fase da paralisia e convulsões, com posterior coma e morte, todo este processo em aproximadamente 4 dias.

raiva-animal-3

Não há tratamento para a raiva! A prevenção é a única saída. Vacine seus animais com a antirrábica e proteja-os do contato com animais não vacinados. A vacina é necessária uma vez ao ano!

vacina

Busque sempre o médico veterinário para garantir que seu ronrom esteja com a saúde e vacinas em dia. E sempre tire suas dúvidas sobre a raiva e outras doenças!

Fontes consultadas: http://petshopportal.com/, https://www.peritoanimal.com.br/

Imagens: http://animais.culturamix.com/, https://dicaspeludas.blogspot.com.br/, http://canaldopet.ig.com.br/

Um comentário sobre “Raiva felina

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s