Como identificar um gato dominante

Os gatos são territorialistas por natureza, e precisam ter seu momento de independência, mesmo que pequeno, como ter um lugarzinho só seu, um cantinho sossegado e a possibilidade de andar livremente de cabeça e rabo erguidos, sem outros gatos atrapalhando, nem que seja por um instante.

Como costumam viver em grupos, dividem-se hierarquicamente para haver mais organização. Comparando a hierarquia felina com os cargos militares, seria algo assim: marechal, general, coronel, tenente-coronel, major, capitão e assim por diante. Sendo que cada cargo responde diretamente aos líderes acima, quanto mais no topo, mais liberdade o gato tem para fazer o que quiser.

Liderança felina

Líder supremo

Marechal

Segundo líder

General

Terceiro líder

Coronel

Quarto líder

Tenente-coronel

Quinto líder

Major

Os gatos que costumam ser o “marechal”, são os jovens machos, saudáveis, fortes e não castrados. Outro determinante dessa posição de liderança também pode ser a personalidade de cada gato. Quanto mais calmo for o gatinho, mais chance ele tem de ser um líder nato.

A hierarquia felina não é fixa, e pode ser desafiada por outro gato a qualquer momento, principalmente quando entra um novo gato no grupo ou até quando ocorre uma reforma no ambiente. Outro fator que deixa essa hierarquia mais democrática é que cada “líder” tem um espaço que é só dele. Como se cada um tivesse um quarto e mandasse no seu próprio território.

Características de um gato dominante

cat-1635865_1920

pixabay

Como vimos, a hierarquia felina é bem complexa e delicada. Para saber quem é o gato líder da sua casa, é preciso observar (e muito) as características a seguir:

  • Gostam de se exibir – qual a graça de ser líder e não se mostrar por isso, não é mesmo? Para se exibir, alguns gatos podem sentar bem na entrada de um cômodo só para avisar que ninguém entra no local sem sua permissão. Podem também expulsar outro gato da tigela de ração ou do bebedouro só para mostrar que tem prioridades. Ah, e adoram ser os primeiros a estrearem os brinquedos novos e a deixar seu cheirinho na caixa de areia recém-trocada.
  • Gostam de ficar em lugares altos – Para observar melhor todo o seu “reinado”, o líder gosta de se posicionar em lugares altos. Então quanto mais seu gato fica no alto, mais chances dele ser o “mandachuva” do grupo.
  • Escolhem sua posição no cômodo – o gato dominante é igual à rainha no jogo de xadrez, pode se movimentar para todos os lados, quantas casas quiser. Então ele pode se sentar bem no meio do quarto para observar o ambiente. Caso um subordinado entre no cômodo, andará pelas laterais, ficando mais perto da mobília e paredes.
  • Tem postura corporal diferente – quando um gato líder está no ambiente, os subordinados tendem a desviar o olhar e a manter o rabo baixo enquanto confrontado pelo gato dominante.
  • Personalidade estável – um bom líder costuma ser calmo e prudente. Gatos assustados e agressivos não ficam muito tempo na liderança. O “chefão” costuma ser mais “na dele”, comportando-se com tranquilidade mesmo diante de situações de stress.

Como manter os gatos do grupo em harmonia

cat-727258_1920

pixabay

Para que não haja brigas constantes pela liderança e nem abuso de autoridade, é importante oferecer um ambiente enriquecido com objetos que os distraiam e façam gastar sua energia. Também é importante manter o número de gatos adequado ao ambiente. Se perceber que tem algum gato no grupo que está sempre com medo, é impedido de comer, beber água ou até de usar a caixa de areia, é preciso interferir na hierarquia dos gatos com terapias adequadas para cada caso.

Gostou do artigo de hoje? Então compartilhe para que mais pessoas saibam como identificar o líder de seus gatinhos.


Fontes:

Entre chiados e ronrons: a hierarquia de um grupo de gatos. Disponível em:<http://gatinhobranco.com/?p=2936&gt;. Acesso em: 01 out. 2017

Descubra quem é o gato que manda na casa. Disponível em: <http://gatinhobranco.com/?p=2942&gt;. Acesso em: 01 out. 2017.

Um comentário sobre “Como identificar um gato dominante

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s