Gatos marinheiros e vikings: Como os gatos se espalharam pelo mundo

Gatos marinheiros? Vikings? Como é isso? Venha entender!

Pesquisadores analisaram o DNA de mais de 200 gatos encontrados em 30 sítios arqueológicos na África, Europa e Oriente médio e publicaram um estudo sobre a disseminação dos felinos através da história. O estudo, publicado em setembro de 2016 na revista científica Nature, levou em conta a análise de animais que viveram entre 15 mil anos atrás e o século 18.

conquista

E a resposta está em duas linhas de disseminação: a agricultura e as guerras.

Entenda:

AGRICULTURA

  • A primeira grande disseminação dos gatos ocorreu conforme a população começou a desenvolver a agricultura e estocar grãos. Eis que começaram a atrair naturalmente roedores e aves para estes locais. Consecutivamente, os ancestrais do gato doméstico, os gatos selvagens, começaram a se aproximar dos núcleos populacionais para se alimentar destes animais. Falamos dessa relação de benefício mútuo com os gatos bravos aqui no blog do Adote um Ronrom. Foi na Turquia e no Mediterrâneo Oriental onde viveram os ancestrais dos gatos domésticos.

GUERRAS

  • A segunda explosão populacional ocorreu milhares de anos depois do desenvolvimento da agricultura. Os pesquisadores afirmam que encontraram uma linhagem de gatos do Egito na Bulgária e África subsaariana entre 4 a.C e 4 d.C. Os estudiosos acreditam que marinheiros podem ter começado a manter gatos em navios também para controlar pragas de roedores, e os felinos foram se espalhando pelas cidades portuárias.

gato-fantasia-14

  • O mar Mediterrâneo era um local de comércio intensivo e rota de guerras. O padrão de dispersão dos gatos segue as rotas comerciais de comércio e guerras. Os pesquisadores acharam um gato indiano em um porto romano no Egito, no Mar Vermelho. Um gato com DNA Egípcio foi achado em um porto viking no mar Báltico, na Alemanha.

gatos-vikings

Os vikings são conhecidos por suas viagens marítimas, e é possível que os gatos tenham acompanhado inúmeras expedições ao redor do mundo.

E o seu ronrom? Tem ancestrais de qual parte do mundo será?

 

Fontes consultadas: https://seuhistory.com/, http://www1.folha.uol.com.br/

Imagens: http://www1.folha.uol.com.br/, http://portaldocat.com.br, http://revistagalileu.globo.com/, http://www.nature.com, http://www.smithsonianmag.com/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s