Entenda o que é a caspa felina, suas causas, tratamento e prevenção

cat-20773_1920

pixabay.com/

Como nós humanos, os gatinhos também podem desenvolver caspa. Se seu gato está se coçando muito e apresenta escamações esbranquiçadas em seus pelos, como se fossem pequenos pontos ou floquinhos brancos, podem ser sinais de de caspa felina.

Veja esse artigo e saiba mais sobre o que é esse transtorno, bem como suas causas, tratamento e prevenção.

1- Mas afinal, o que é a caspa felina?

caspa felina

blog.catclub.com.br

A caspa felina nada mais é do que a descamação de pele morta, sendo um processo natural de eliminação dessa pele. No entanto, quando essa descamação fica visível no pelo do seu gatinho, pode ser sinal de que ele está eliminando pele em excesso ou de que não esteja se lambendo como deveria.
Porém, se observar que a caspa está se “movendo”, pode se tratar de ácaros (Cheyletiella). Nesse caso, deve-se consultar um veterinário urgentemente, por se tratar de uma doença contagiosa.

2- Entenda o que pode causar a caspa no seu gatinho

gato gordo

cdn.shutterstock.com/

  • Ressecamento da pele – Se seu gatinho bebe pouca água, não se alimenta de rações úmidas ou tem uma dieta com pouca gordura, principalmente àquelas que oferecem ácidos graxos e ômega 3, é muito provável que sua pele fique ressecada e comece a descamar. Se a causa for deficiência nutricional, somente um veterinário poderá indicar um suplemento para o seu gatinho.
  • Excesso de banho – Se você costuma dar banho em seu gatinho com muita frequência, como 1 vez por semana, ou utiliza shampoos e condicionadores, mesmo que seja de uso veterinário, isso pode causar o ressecamento da pele do gato por retirar sua oleosidade natural, provocando o aparecimento da caspa.
  • Sobrepeso – Gatinhos mais gordinhos tem dificuldade em se lamber para se limpar, principalmente em áreas mais distantes do rosto, como a base da cauda e a parte inferior das costas, fazendo com que a caspa que seria retirada com a autolimpeza fique depositada em seu pelo. Nesse caso, consulte um veterinário para indicar uma dieta mais balanceada ao seu gato. Outra solução é ajudá-lo a limpar as partes do corpo que não alcança com um pano ou toalha úmida.
  • Falta de higiene – Como sabemos, os gatinhos se limpam lambendo os pelos de seu corpo. Esse processo auxilia a retirar a sujeira e pele morta, porém tem gatos que não tem o hábito de se lamber, o que ocasiona no aparecimento de caspas.
  • Ácaros – A espécie de ácaro chamada Cheyletiella é conhecida vulgarmente como “caspa andante”, e também deixa floquinhos esbranquiçados nos pelos do gato, mas esses pontos brancos se movem, daí o nome caspa andante. Nesse caso, você deve tomar muito cuidado, pois essa doença é contagiosa. Por isso, leve imediatamente seu gato ao veterinário para que ele receite o remédio específico para remover esses ácaros, que podem ser shampoo, spray ou loção.

3- Tratamento e prevenção da caspa felina

Seja qual for a causa da caspa do seu animal de estimação, leve ao veterinário para que ele receite o melhor tratamento para o seu gato. Como você pode perceber, os motivos que levam um gatinho a ter caspa podem estar associados ao comportamento, mas também à nutrição e à hidratação do animal, podendo ser a caspa um sintoma de um quadro muito mais grave, sendo a única forma de diagnosticar exatamente o que está causando o problema de caspa é fazer um exame de sangue.

Como diz o velho ditado, é melhor prevenir do que remediar, não é mesmo? Por isso separamos alguns cuidados para evitar que seu gatinho desenvolva caspa:

  • Diminua a frequência dos banhos em seu bichano – evite dar banho em seu gato com frequência, e nunca utilize shampoos anticaspa para pessoas, pois isso pode causar graves reações alérgicas.
como-dar-banho-no-seu-gato-gato-miando-148

petboxbrasil.com.br/

 

  • Escove os pelos do seu gatinho – outra forma para eliminar a pele morta é escovar os pelos do seu gato periodicamente, de preferência com rasqueadeiras profissionais, pois são as mais indicadas para não causar eventuais ferimentos.

gato sendo escovado

  • Ofereça mais água para seu gato – deixe água fresca e limpa sempre à disposição do seu gatinho, principalmente nos dias mais quentes, para que ele fique hidratado.
gato bebendo água

meusanimais.com.br

  • Dê uma alimentação equilibrada para o seu bichinho – introduza fontes de ômega 3, como o atum, na dieta do seu gato. Você pode acrescentar uma colher de atum, por exemplo, todos os dias na ração do seu gato, proporcionando, desse modo, mais gordura boa à pele do seu gato.
gato comendo atum

guiaveterinaria.com.br

  • Brinque mais com seu gatinho – essa dica é a melhor de todas! Brincando mais com seu gato, você o estimula a se movimentar, pular, correr, enfim a se mexer. Desse modo, evita que seu gatinho fique obeso e não consiga se higienizar da forma correta.
gato brincando

procuraseumpet.files.wordpress.com

Espero que tenha gostado de nossas dicas de hoje! E seu gatinho já teve caspa? Conte para a gente como foi sua experiência.


Fontes:

Seu gato tem caspa? Anote esses conselhos. Disponível em: <https://meusanimais.com.br/gato-caspa-anote-esses-conselhos/&gt;. Acesso em: set. 2017.

Gatos tem caspa? Disponível em: <http://familia4patas.com.br/blog/gatos-tem-caspa/&gt;. Acesso em: set. 2017.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s