Graminhas: fáceis de plantar, contribuem para a saúde dos ronrons

foto: pixabay.com/pt/

Você já deve ter observado o seu gatinho comendo grama de vasos ou jardim, mas já se perguntou por que eles têm esse hábito? Os gatos procuram a grama para comer a fim de auxiliar em sua digestão como também ajudar a eliminar as bolas de pelo.

Como podem passar até metade do tempo que estão acordados se limpando, é comum que precisem se livrar das bolas de pelos que se formam e não são digeridas. Por isso é importante deixar um vasinho de grama sempre à disposição do seu gatinho, ainda mais se você mora em apartamento, para aumentar a ingestão de fibras in natura na dieta do felino.

cat-2393901_1920

foto: pixabay.com/pt/

Esses “matinhos” trazem muitos benefícios para os gatos, tais como:

  • Alivia dores estomacais – um mal estar estomacal faz com que os gatos procurem ingerir grama. Esse hábito possibilita ao gato se sentir menos incômodos no estômago, principalmente os causados pelas bolas de pelos;
  • Maior ingestão de fibras – Procurar alimentos com fibras é instintivo para os gatos, pois sua ingestão auxilia nos processos digestivos;
  • Ajuda a desintoxicar o corpo – a ingestão de graminhas ajuda a eliminar alguma planta tóxica que seu gato possa ter ingerido. Se perceber que ele está passando mal por comer algo tóxico, leve  ao veterinário urgentemente;
  • Ameniza o tédio felino – como todo gato adora brincar e é curioso por natureza, os vasinhos com a grama podem ser alvo de brincadeiras dos felinos, fazendo com que se distraiam e se sintam menos entediados.

Existem gramas industrializadas em pet shops também, mas que tal oferecer uma graminha fresquinha, orgânica e plantada com todo carinho especialmente para o seu gatinho?

Veja algumas dicas que preparamos para você saber qual tipo de grama é melhor para o seu gato e como plantar cada uma:

 

1. Grama de milho de pipoca – econômica e adorada pelos gatinhos

foto: dentrodacartola.com.br

Sabe aquele saquinho de milho de pipoca (não vale a de micro-ondas tá?) que fazemos para assistir nossa série favorita? Então, é super fácil de achar, baratinho e melhor de tudo, os gatos adoram!

Para plantar é super simples, basta colocar uma porção de grãos de milho de pipoca de forma que os grãos não fiquem muito juntos em um vaso, jardineira ou pote com terra, de preferência adubada. Cubra os grãos de milho de pipoca com a terra e deixar o vasinho em um local ensolarado. Regue todos os dias, por cerca de 10 dias ou até as raízes começarem a brotar, mas tome cuidado para não encharcar a terra, somente coloque água suficiente para deixar a terra úmida.

Em até 4 semanas, a grama de milho de pipoca estará pronta para o gatinho consumir. Quando perceber que a plantinha está acabando, repita o processo do plantio sempre que puder. É importante lembrar que, após o seu gatinho comer as plantinhas, ele pode vomitar, mas não se assuste, pois isso acontece para ele poder  para remover os pelos acumulados.

Essa graminha brota bem rápido e faz o maior sucesso entre os bichanos! Veja esse vídeo-tutorial de como plantar a grama de milho de pipoca para tirar qualquer dúvida que tenha ficado.

2. Grama de trigo – rica em nutrientes para o seu gatinho

foto: lampert.com.br

É muito fácil também de encontrar grãos de trigo em mercados ou em casas de alimentos naturais. Sempre confira a validade dos grãos antes de comprar, assim aumentará as chances de germinação das sementes. Para plantar é muito simples, veja o passo a passo que preparamos para você:

Coloque até uma xícara de grão de trigo em um recipiente com água por 24 horas. Depois escorra os grãos numa peneira, reserve. O grão de trigo germina muito rápido e em até 12 horas começam a aparecer os brotinhos.

Quando aparecer esses brotinhos, está na hora de plantar na terra. Coloque a terra para o plantio em vasos ou em recipientes como potes de sorvete, garrafas pet, entre outros. Pegue os grãos de trigo que você preparou e espalhe por cima da terra.

Feito isso, borrife água 2 vezes ao dia, tomando cuidado para não encharcar e apodrecer as raízes. Após uma semana, a graminha de trigo já está pronta para o seu gatinho consumir e aproveitar todos os seus benefícios.

Confira mais dicas de plantio da graminha de grãos de trigo nesse vídeo-tutorial.

Lembre-se que se seu gatinho procura comer grama várias vezes ao dia, por dois dias seguidos ou mais, pode ser sinal de algum desconforto estomacal mais sério, sendo necessário levar ao veterinário para examinar o que pode ser. A falta de nutrientes pode ser outra explicação para ingestão exagerada de graminha, nesse caso consulte um veterinário para verificar a necessidade de trocar a dieta de seu bichano.

Espero que tenha gostado  das nossas dicas de hoje! E você, ficou animado para começar a oferecer  grama para o seu gatinho?


Fontes:

https://estilo.uol.com.br/casa-e-decoracao/listas/comer-grama-nao-faz-mal-a-caes-e-gatos-descubra-porque-eles-gostam-tanto.htm

http://www.animalesaude.com.br/grama-de-milho-de-pipoca-para-seu-gato/

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s