Gato fica gripado? Gripe felina e resfriados

Gripe é algo muito comum entre as pessoas. Seja por mudança do tempo, imunidade baixa ou frio, todo mundo sabe como é pegar um resfriado.

Mas você sabia que o seu gatinho também pode ficar gripado? A rinotraqueíte, conhecida como gripe felina, possui sintomas parecidos com os que nos acometem.

No post vamos te explicar como o seu gatinho pode ficar resfriado, quais os principais sintomas, tratamentos e prevenção. Confira!

oi

Infecção

A gripe felina é um doença viral causada pelo herpesvírus. O contágio ocorre pelo contato com gatos infectados, mesmo que a doença tenha se manifestado ou não. Esse contato pode ser feito através de secreções no nariz e nos olhos, e até por espirros.

Assim como para humanos, a gripe em gatinhos pode se espalhar de maneira rápida. Mas, mesmo que seja uma doença ”leve”, é preciso ficar bem atento aos sintomas e tratar da melhor maneira possível.

Mas fique tranquilo! O vírus contraído por nós não é o mesmo que pode acometer aos bichanos. Então se você estiver gripado, não se preocupe em passar ao seu gato.

Principais sintomas

Os sintomas são bastante parecidos com os que acontecem conosco. Fique atento a:

  • Espirros;
  • Febre;
  • Secreções nasais;
  • Conjuntivite;
  • Perda de apetite;
  • Úlceras orais ou tosse.

gato febre 3

Os sintomas podem surgir de forma repentina ou se manifestar de forma permanente por um longo período de tempo. Independente, no primeiro sinal de algum dos sintomas é primordial consultar um veterinário para o diagnóstico preciso.

Tratamento

Muitas vezes, os sintomas podem desaparecer naturalmente com o tempo. Mas não espere por isso! A gripe, mesmo que seja uma doença comum, pode levar a cegueira e a morte nos felinos, caso não seja tratada.

O tratamento é bem simples e deve ser feito por um veterinário. Ele irá receitar um remédio para combater os sintomas.

Prevenção

Uma das formas de prevenção é cuidar da higiene do ambiente e do gatinho. Mantenha o espaço limpo, liteiras sempre cheirosas e ventilação constante (lembre-se que ter janelas e sacadas teladas é imprescindível pra segurança do seu gatinho).

gato febre

E a forma mais eficaz de prevenir a gripe no seu bigodudo é através da vacinação. Ela deve ser feita regularmente para que seja efetiva, seguindo as recomendações do veterinário.

A partir de oito semanas de vida você já pode começar a prevenir a doença no bichano 🙂 E não esqueça de ficar de olho na carteirinha de vacinação!

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s