O paradoxo do Gato de Schrödinger – você sabe o que é?

O físico austríaco Erwin Schrödinger, nascido em Viena no ano de 1887, era extremamente interessado na teoria quântica e elaborou em 1930 uma experiência mental (portanto imaginária – felizmente não a executou!) para provar que um gato poderia estar vivo e morto ao mesmo tempo, naquelas determinadas circunstâncias.

Esta situação totalmente confusa, frequentemente chamada até mesmo de paradoxo, causou estranhamento até mesmo em famosos físicos da época e se baseia nas leis da mecânica quântica.

A situação imaginada por Schrödinger – “O Gato de Schrödinger”:

  • Um gato é colocado juntamente com um frasco contendo veneno em uma caixa lacrada protegida contra incoerência quântica induzida pelo ambiente. A caixa possui uma espécie de sensor que, caso detecte radiação, dispara um martelo que rompe o frasco e libera o veneno, matando o gato.

Schrodingers_cat.svg

  • A mecânica quântica sugere que, depois de algum tempo, o gato estará simultaneamente vivo e morto. Mas, quando se olha para dentro da caixa, apenas se vê o gato ou vivo ou morto, não uma mistura de vivo e morto.

Esta interpretação da mecânica quântica (conhecida como Interpretação de Copenhague) sugere que enquanto não houver um observador da situação que assuma que o gato está em um único estado (vivo ou morto), há uma superposição de possíveis estados, então o gato estaria “vivomorto” até que a caixa fosse aberta.

Até mesmo Einstein escreveu uma carta para Schrödinger a respeito do experimento, impressionado com o experimento. Se Einstein concordou, quem somos nós para discordar? Não é mesmo!!?

gato-quimico-quimica-1

 

Fontes consultadas: https://pt.wikipedia.org/; http://web.ccead.puc-rio.br/condigital/mvsl/linha%20tempo/Schrodinger/pdf_LT/LT_schrodinger.pdf; http://www.ifsc.usp.br/~strontium/Teaching/Material2014-1%20SFI5774%20Mecanicaquantica/Seminario%20-%20Guilherme%20-%20Gato%20de%20Schr%F6dinger.pdf

Imagens: http://hypescience.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s