Ácaro de ouvido: causas, sinais, transmissão e tratamento.

Os ácaros são parasitas minúsculos, raramente perceptíveis a olho nu, que podem causar alergias, doenças e desconforto quando infectam.

Eles se proliferam em lugares quentes e escuros, e se alimentam de pele morta. Por isso, a orelha do seu gatinho pode ser o lugar perfeito para a infecção de ácaros.

Nesse post vamos te explicar o que causa ácaro de ouvido, quais os sinais de que seu gatinho possa estar infectado, a transmissão para outros animais e o tratamento. Acompanhe o texto a seguir!

Causas

Basicamente, as causas para ácaro no ouvido são a falta de higiene e cuidado. Mesmo que o seu gato seja doméstico, é preciso tratá-lo de forma bastante asseada, evitando ácaros e diversas outras doenças.

Esses parasitas encontram-se no próprio ambiente e, às vezes, já no ouvido do gato. No entanto, sem as condições higiênicas necessárias, eles podem causar a inflamação do ouvido e outras consequências mais graves.

Sinais

Separamos alguns sinais importantes que podem indicar ácaro de ouvido:

  • Aparência da orelha. Os parasitas vão infeccionar o canal auditivo, fazendo com que se produza muito mais cera que o normal. No entanto, essa cera tem cor amarronzada ou preta, e pode ser inclusive confundida com sujeira.

ácaro

  • Irritação. A infestação de ácaros provoca coceira e desconforto ao animal. Por isso, ele vai querer coçar a orelha repetidamente, podendo provocar machucados, sangramentos e outras lesões mais graves. Além disso, se o gato balança a cabeça com frequência, isso também pode ser um sinal de ácaros.

ácaro 2

  • Postura. Por ter um desconforto, é muito provável que o gato fique bastante tempo com a cabeça inclinada, balançando-a.

Fique bem atento aos sinais pois a negligência de algum deles pode ter consequências graves. Ao notar, leve-o ao veterinário.

Transmissão

A transmissão do ácaro de ouvido é, infelizmente, muito simples. O animal pode ser infectado pelo ácaro de ouvido na rua, no jardim ou até mesmo em uma sacada.

No entanto, se você vive com mais de um gato, tome cuidado! Essa condição é extremamente contagiosa e é transmitida de forma muito rápida pelo simples contato entre eles.

ácaro 4

Portanto, se você identificou ácaro de ouvido em um de seus gatinhos, trate todos! Muito provavelmente todos terão a condição.

Tratamento

Lembre-se que é imprescindível consultar um veterinário para o tratamento. Nos primeiros sinais da doença, consulte-o.

Feito o diagnóstico, a doença é tratada com um remédio específico para os ouvidos. Antes da aplicação, é preciso limpar bem a orelha do gatinho com um cotonete e um produto adequado.

Por estar infeccionado, o ouvido acaba produzindo mais cera como meio de combate à doença e isso dificulta a ação eficaz do remédio contra os ácaros. Portanto a higienização é fundamental.

Por fim, passe um algodão após pingar o remédio para completar a limpeza e o tratamento. Seja bastante delicado e tome cuidado na hora de mexer no ouvido do gatinho. Sem querer, você pode machucar os canais auditivos e provocar lesões mais graves.

ácaro 3.jpg

Então, já sabe.. Não deixe de consultar o veterinário 🙂

Há maneiras de se prevenir contra o ácaro de ouvido, ampliando o tratamento às patas e ao pelo do bichano. Para quem vive com mais gatos e/ou locais abertos, é uma ótima sugestão.

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário aqui embaixo!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s