Florida Spots, a doença que afeta os olhos

Você já ouviu falar na doença Florida Spots, ou manchas da Flórida? Ela se desenvolve nos olhos do animal, geralmente em climas tropicais e é muito mais comum do que você imagina!

Vamos conhecer mais sobre o assunto?

mohamed-nohassi-203866

O que é a doença?

A Florida Spots é uma alteração oftálmica que se dá mais comumente em cães e gatos domésticos. O primeiro caso clínico descoberto foi em gatos no sul da Flórida (EUA) e a cidade acabou servindo de nome para a enfermidade.

Por ser uma doença de clima quente e úmido, a Florida Spots também é conhecida por Ceratopatia Tropical, e atinge as regiões denominadas tropicais e subtropicais, incluindo o Brasil.

Como detectar?

A doença se manifesta na córnea, que é a membrana transparente na parte da frente dos olhos por onde a luz se infiltra primeiro, e muita vezes é confundida com Catarata (que se manifesta no cristalino do olho, localizado atrás da íris). A lesão provocada pela Florida Spots se dá através de manchas opacas visíveis a olho nu, com uma região central mais densa e nublada. O tamanho pode variar de 1 a 8 mm de extensão, chegando a cobrir toda a córnea.

flo

 

Apesar de afetar uma região tão delicada, a doença não afeta a visão de forma agressiva e, segundo estudos clínicos, não apresenta desconforto ou inflamação ao animal. Ainda não existe um tratamento da doença pois ela não responde a medicamentos como anti-fungos e anti-inflamatórios.

Além de não ter um tratamento conhecido, a causa da doença também não é comprovada. No entanto, sugere-se que o excesso de luz ultravioleta, alergia ao pólen e agentes infecciosos bacterianos possam provocar a lesão.

 

flo

Olho afetado pela Florida Spots

 

Outro ponto importante é de que, depois de estudos feitos tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil, suspeita-se de que a doença seja infecciosa e transmissível. Ainda que não seja algo comprovado, os gatos analisados que tinham mais contato entre si acabaram desenvolvendo a doença também.

Fique atento ao seu gatinho!

Dá pra perceber que ainda há muito estudo a ser feito acerca da Florida Spots e, mesmo sem a necessidade de um tratamento, é imprescindível levar o seu gato no veterinário caso ele apresente alguma lesão. Manchas opacas podem ser sintoma de outras doenças mais graves e, ainda que tratáveis, podem levar a situações extremas como cegueira.

O veterinário é a pessoa melhor capacitada para diagnosticar o problema e analisar se há alguma outra anomalia mais grave nos olhos. Portanto, fique de olho 😉 

Fontes: 

http://www.petshoprj.com.br/blog/florida-spots-provoca-opacidade-nos-olhos/http://www.revistaveterinaria.com.br/2016/09/12/florida-spots-ou-ceratopatia-tropical/http://petcare.com.br/blog/manchas-nos-olhos-pode-ser-florida-spots/

 

Um comentário sobre “Florida Spots, a doença que afeta os olhos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s