Você já ouviu falar em gatos polidáctilos?

Talvez você realmente não tenha ideia do que é um gato polidáctilo, não é? Mas e um gato com “dedinhos” extras, você já viu algum?

Pois é, o dono do recorde de mais dedos é um gatinho chamado Jake, que tem 28 dedos, sendo 7 em cada pata. O recorde foi oficializado por um veterinário em setembro de 2002.

10E

Jake

Os gatos polidáctilos também são conhecidos como “gatos luva“, gatos “big-foot” e “gatos de seis dedos” – ou mesmo “gatos com polegares“. E também como “gatos de Hemingway” (Hemingway’s cat ), uma referência a uma gata chamada Snowball.

Na década de 30, o escritor Ernest Hemingway, que morava na Flórida, ganhou uma gata branca de um capitão de um navio que a chamou de Snowball. Snowball era uma gatinha da raça Maine Coon que tinha uma característica especial: ela tinha seis dedos.

gatos-ernest-hemingway-06.jpg

Snowball

Com o passar do tempo, Hemingway se apaixonou pela “particularidade de sua filha peluda” e começou a cuidar de outros gatinhos com dedos extras. Ele mantinha em sua casa uma verdadeira colônia, mais de 20 gatos, todos polidáctilos. Hoje, cerca de 50 descendentes de Snowball ainda vivem na casa de Hemingway, que virou um museu e virou atração turística.

gatos-ernest-hemingway-02.jpg

No centro – Ernest Hemingway

Nesta época, os gatos com dedos extras eram frequentemente encontrados nos navios e, por já serem considerados ‘sagrados’, os dedos a mais significavam sorte e equilíbrio a mais nas embarcações.

Bom, agora você deve estar se perguntando: o que acontece para um gato ter mais dedos?

A explicação é simples: mutação genética.

O polidactilismo ou hiperdactilia é uma mutação genética causada por um gene dominante hereditário que resulta em uma quantidade excessiva de dedos em uma ou mais patas. Como é hereditário, se um dos pais tiver essa alteração/mutação e o outro tiver patas normais, a probabilidade de seus descendentes nascerem com a mesma condição é entre 40 a 50%.
poly4
Os gatos regulares têm cinco dedos nas patas dianteiras e quatro nas traseiras, fazendo um total de 18 dedos. Já os gatos polidáctilos podem ter seis ou mais e geralmente os dedos extras ficam localizados nas patas dianteiras.

Ter um ou mais dedinhos a mais a princípio não é nada preocupante. O gato tem essa anomalia mas vive e se comporta como outro gato qualquer. A única dificuldade que talvez possa surgir é na hora de cortar as unhas desses bichanos, afinal algumas unhas ficam mais escondidas e podem encravar.

Quanto à frequência do aparecimento dessa anomalia, não há uma raça determinada com mais ou menos propensão a ser polidáctilo. Pode aparecer em qualquer uma, no entanto, antigamente os gatos da raça Maine Coon apresentavam uma alta incidência de polidactilia.

poly2.jpg

O que você achou? Um tanto curioso, não é?

Fontes Consultadas: http://www.megacurioso.com.br/animais/75767-7-curiosidades-superfofas-sobre-gatos-com-dedinhos-extras.htm
http://www.ciencia-online.net/2013/07/gatos-polidacteis-os-felinos-com-dedos-extra.html
http://www.petmag.com.br/16470/gatos-com-seis-dedos-sao-resultado-de-mutacao-genetica/
https://www.mundodosanimais.pt/gatos/gatos-hemingway/

Fotos: http://www.taringa.net/posts/mascotas/18984282/Records-mundiales-obtenidos-por-gatos.html
https://es.pinterest.com/pin/427982770812291139/
https://www.mundodosanimais.pt/gatos/gatos-hemingway/
http://www.gatosmainecoon.com.br/raca/mainecoon-polidactilo/#prettyPhoto
http://besosdegato.com/2008/08/08/hemingway-y-los-gatos-con-polidactilia/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s