Meu gato tem raça?

Existe uma grande variedade de raças de gatos no mundo, e muitas vezes nos perguntamos se nossos ronrons se encaixam em alguma dessas raças. Será que o seu ronrom é de raça?

A verdade é que dificilmente é.

Para um animal ser de raça, é preciso que seus antecedentes tenham exatamente as mesmas características, isso faz com que toda a linhagem desse animal seja “pura”, ou seja, sem nenhuma mistura durante os cruzamentos. Dessa forma já percebemos que é muito difícil saber se o gato possui alguma raça, sendo quase impossível ele ser de raça pura. 

A resposta mais óbvia é que nossos gatinhos são uma mistura de várias raças, que foram cruzando ao longo dos anos. As vezes encontraremos características semelhantes à várias raças conhecidas por nós – como pelos longos, orelhas pequenas, cara achatada – sem significar, necessariamente, que o ronrom pertença a essa raça.

Quando dizemos que um animal tem pedigree, quer dizer que se conhece grande parte de sua árvore genealógica, conhecendo-se sua família e, só assim, tendo a certeza que ele possui uma raça “pura”.

Desse modo, a maioria dos gatinhos que conhecemos não possui raça definida: são os famosos vira-latas (que nós amamos!).

No Brasil, os gatos vira-latas são os mais populares entre donos. Dados de uma pesquisa da Comissão de Animais de Companhia relata que 80% dos gatos que vivem em casas brasileiras entram no perfil de SRD (Sem Raça Definida).

A mistura desses felinos é sem limites, pois já vem de várias gerações, então nunca sabemos como um gatinho irá nascer, já que nenhum anterior é totalmente igual ao atual. Não dá nem para se basear e tentar adivinhar qual será seu visual. Normalmente, a pelagem curta e o tamanho médio são características marcantes, mas não é uma regra.

Imagem disponível em: http://blog.geracaopet.com.br/wp-content/uploads/2015/01/gato-srd.jpg

Pensando bem, essa mistura toda é o que faz nossos ronrons tão especiais, pois eles são realmente únicos! E, independente da cor, da pelagem, da raça, nós amamos gatos!

Afinal, amor não tem raça

Fonte consultada: Canal do Pet.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s