Fluidoterapia: você sabe o que é?

Talvez o termo Fluidoterapia seja mais conhecido para quem tem ou já teve contato com gatinhos que possuem insuficiência renal. Mas, não é apenas para estes casos que a fluidoterapia é indicada, ela pode também ser prescrita pelo médico veterinário para repor líquidos de animais desidratados por outras razões, como por exemplo exposição ao sol, diarreia ou vômitos.

A fluidoterapia é administrada para repor líquidos, equilibrar os eletrólitos e diminuir a concentração de substâncias nocivas no sangue dos ronroms. Por este motivo, é comum ser prescrita para gatos que estão com funcionamento dos rins comprometidos, e geralmente apresentam altos índices de creatina no sangue.

fluido2

No blog do Adote um Ronrom você pode ler mais a respeito de insuficiência renal, seus sintomas, causas e tratamentos. Fique bem informado aqui!

Gatos com insuficiência renal urinam muito, então eles tendem a ficar desidratados e reposição de líquidos com soro é muito indicada. Mas, apenas um veterinário pode dizer o tratamento correto. Há muitos fatores envolvidos nesta decisão, como o líquido certo a ser utilizado, a quantidade e até a velocidade de aplicação.

Alguns gatos precisam de transfusão de sangue antes de receberem fluidoterapia, então é essencial que apenas um médico veterinário determine o correto tratamento, para que o animal que já está debilitado não corra riscos desnecessários.

As vias de administração da fluidoterapia são diversas, entre elas: via enteral, intravenosa e subcutânea. Cada caso deve ser avaliado individualmente para ser escolhida a melhor forma de aplicação. Abaixo vemos uma imagem de um gato recebendo soro na via subcutânea, muito comum para casos de insuficiência renal. Sob orientação veterinária, as aplicações muitas vezes podem ser realizadas pelo próprio dono em casa.

fluidoterapia.jpg

Diversas soluções podem ser utilizadas na reposição de água e sais, por exemplo: lactato de sódio, solução NaCl, solução de glicose, solução salina hipertônica dentre outras. Variando de acordo com a necessidade que o gato está apresentando.

Lembrando que a saúde do seu gato depende muito de você, então mantenha ele sempre com as consultas em dia, boa alimentação, hidratação, higiene e exercícios para que seu ronrom viva muitos anos de uma vida maravilhosa ao seu lado!

 

Fontes consultadas: https://www.ufrgs.br, http://www.universodegatos.com/,  https://listagatos.wordpress.com/

Imagens: https://listagatos.wordpress.com/, http://amoremiados.blogspot.com.br/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s