A Genética das Cores!

No post que falamos sobre a maioria dos gatos de pelagem laranja serem machos, explicamos que isso acontece em função da combinação genética.

George

George, protagonista do Post anterior

Pois bem, retomamos o assunto para explicar o que é genética, genes, cromossomos e como então surgem as demais cores e combinações da pelagem dos ronroms.

Mas, antes de prosseguirmos, é importante mencionar que as cores dos gatos não correspondem a uma raça, e sim são definidas por uma condição genética de suas cores principais, vermelha ou preta. E, apesar de alguns padrões serem pré-estabelecidos, isso não fará que todos os gatos da mesma cor pertençam a mesma raça.

Parece confuso, não é?

Mas vamos tentar simplificar.

Genética

A genética é o ramo da biologia responsável pelo estudo da hereditariedade, ou seja, o modo que os traços e as características se transmitem dos pais para os filhos ou de uma geração para a outra.

Cromossomos

Os cromossomos estão localizados no núcleo celular e são constituídos por DNA que, por sua vez, carregam os genes. Os cromossomos carregam as informações que as células precisam para o seu crescimento, desenvolvimento e reprodução. Como a cor dos cabelos, a cor dos olhos, a estrutura física, e outras características hereditárias.

Além disso, são responsáveis por condensar o material genético para que caiba no interior das células.

DNA2

Em cada espécie há um número definido de cromossomos, e alterações em seu número ou disposição de genes, pode resultar em mutações genéticas.

Genes

Os Genes são unidades importantes e fundamentais da hereditariedade. Carregam as informações genéticas que definem as características físicas particulares de cada ser vivo. Quando localizados em células reprodutivas, são responsáveis por passar suas informações para as próximas gerações.

Controlam a estrutura, a função metabólica e o comportamento das células, assim como de todo o organismo. Além disso, são capazes de criar cópias exatas de si mesmo.

Cada gene é constituído por uma sequência de DNA, que forma nucleotídeos diferentes e fazem parte de um cromossomo.

São classificados em:

– Gene dominante: responsável pela atribuição de determinada característica no descendente;
– Gene recessivo: manifesta-se na ausência de gene dominante;
– Gene estrutural: contém a informação que determina a estrutura dos seres vivos;
– Gene operador: que atua no funcionamento de outros genes,
– Gene regulador: que controla a síntese e transcrição de outros genes.

Na reprodução, a fêmea passa para o filhote um cromossomo do tipo X e o macho pode enviar um X, dando origem a uma fêmea (XX), ou um Y, formando um macho (XY). Cada gato, portanto, tem um par de genes relativos à cor e esses genes podem ser do tipo dominante ou recessivo.

ônix

Ônix

Os genes dominantes nas cores das pelagens dos gatos são os do preto e do vermelho, todas as outras cores correspondem a genes modificantes que derivam das mesmas. Assim, o vermelho, em menor concentração, resulta em creme, o preto, em uma concentração inferior, pode variar de cinza (ou azul), chocolate, canela ou bege.

Furiosa

Furiosa

E agora, vamos falar de cores?

Gatos Tricolores

Os gatos tricolores costumam ser: laranja, preto e branco entre suas diversas derivações.

Tarcila

Tarcila

Para que um gato possa ser considerado tricolor, ele tem que apresentar uma combinação de três cores diferentes: gene laranja em um cromossomo X (ou suas derivações em canela, bege, creme, etc.), um gene preto em outro X, que pode variar para azul, cinza, chocolate, etc. e genes de manchas brancas em outro cromossomo, que é a ausência de cor.

Conforme explicamos no post dos gatos laranjinhas, devido à combinação genética, a maioria dos gatos laranjas são machos e agora, pelo mesmo motivo, saiba que a maioria dos gatos tricolores são fêmeas. Apenas 1% são machos e resultante de uma anomalia cromossômica. Quando isso acontece, os gatos são estéreis.

Gatos Calicós (ou casco da tartaruga)

Esses gatos têm em sua pelagem uma mistura de preto, laranja e creme, formando uma cor semelhante a cor do casco da tartaruga (de onde surgiu o nome da raça). Tem pouco ou nenhum branco na pelagem e em sua maioria também são fêmeas.

Dora

Dora

Gatos Brancos

Existem três genes para pelos brancos:
– Um gene para manchas brancas (S/s)
– Um gene para gatos brancos (W/w)
– E um gene para albinismo (C/c)

Gru

Gru

Os gatos com pelagem totalmente branca têm a presença do cromossomo (W) como gene dominante. Esse gene dominante mascara as outras cores, fazendo com que o gato tenha pouquíssimos melancócitos (que produzem a cor) e assim, não produza cor. Este cromossomo também traz a informação genética de olhos azuis e surdez, portanto, muitos gatos brancos e de olhos azuis são surdos de nascimento.

Mas a cor dos olhos também pode variar entre verde, amarelo ou azul e pode-se ter diferentes níveis de surdez.

gatos-brancos-surdez-surdos

O gene de albinismo é diferente do gene branco, ele tem a ver com uma enzima chamada tirosinase, que é um elemento fundamental para a produção de cor. Isso faz com que gatos albinos ou sejam 100% brancos e de olhos rosados, ou siameses.

Malévola

Malévola

Sim, os siameses possuem um tipo de albinismo e, como a enzima que produz cor depende da temperatura do corpo, nas extremidades (patas, rosto, orelhas e rabo) que não é tão quente, o organismo produz mais cor e deixa a região escura. No resto do corpo, que é mais quente, a cor é mais fraca.

Gatos Frajola

Um gato preto e branco, ou seja, com gene de pelos pretos e gene de manchas brancas é um gato “frajola”.

Viola

Viola

Gatos listrados

A pelagem listrada é resultante de genes muito peculiares e se caracteriza por diferentes níveis de pigmentação ou listras, distribuídas por todo o corpo, da coluna vertebral até o abdômen. Nos casos em que o chamado gene Agouti se combina com outros genes que determinam a cor do manto de pelos, ocorrem as variações de cor deste, podendo encontrar listrados cinzas, laranjas, marrons e outros.

Princess

Princess

Variações de cor

– Marmoreado: Nestes felinos as franjas de cor são largas, criando uma espécie de redemoinho ao longo da superfície do animal.

– Rajado: Este gato tem pontilhados de cor em cada fio de pelo. Desta forma, não apresentam um desenho claramente definido, salvo nas extremidades e no rosto, onde sim se pode apreciar o rajado de forma clara.

– Manchado: Neste felino as franjas são substituídas por manchas que se distribuem ao longo de seu corpo.

Fefa

Fefa

– Silver Tabby: Sua cor de base é prateada em uma variação de preto.

– Golden Tabby:  A sua cor de base é dourada ou alaranjada.

Gatos cinza ou creme

Azul é uma diluição do preto que resulta na cor cinza e há várias tonalidades de cinza. Já o creme é uma variante do vermelho, com matizes mais claras, focinhos e patas rosa.

Lucio

Lúcio

E qual a cor do seu ronrom?
Como assim, ainda não tem um??

Então confira alguns dos gatinhos disponíveis para adoção: Ronrons para adoção.
Lembrando que para adotar conosco é necessário estar de acordo com a nossa política de adoção.
Para adotar envie um e-mail para: queroumronrom@gmail.com

Adote! A Princess, a Viola, a Furiosa, o Gru, o George, Ônix, a Dora, a Fefa, a Malévola, o Lúcio e a Tarcila estão esperando por você!

Fontes consultadas: http://mundoestranho.abril.com.br/mundo-animal/e-verdade-que-gatos-de-tres-cores-so-podem-ser-femeas/
https://meusanimais.com.br/cores-dos-gatos-e-seus-significados/
http://gatinhobranco.com/?p=1420
https://meusanimais.com.br/os-gatos-cor-laranja-costumam-machos/
http://conceito.de/genetica
https://www.significados.com.br/gene/
https://www.significados.com.br/cromossomo/

Fotos: Jordana Turcatto
Carol Demazi
http://gatinhobranco.com/?p=2416
https://setorsaude.com.br/teste-de-mapeamento-de-dna-da-empresa-23andme-e-aprovado-na-gra-bretanha/

Um comentário sobre “A Genética das Cores!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s