Gatos podem ter Síndrome de Down? Entenda as trissomias nos animais

Você já se perguntou se gatos podem nascer com Síndrome de Down? Vamos entender agora o que seriam essas anomalias genéticas que provocam aparência facial distinta, deficiência mental, atrasos no desenvolvimento e podem ser associadas a doença cardíaca ou da tireoide.

otto5

Na verdade, a Síndrome de Down (SD) é a trissomia do cromossomo 21, exclusivo dos seres humanos. Então, as anormalidades genéticas e trissomias em outros pares de cromossomos nos animais não podem ser definidas como Síndrome de Down, pois os demais animais não possuem o cromossomo 21.

Os gatos só possuem 19 pares de cromossomos, então não teriam como ter um cromossomo a mais no par 21, portanto, tecnicamente um gato não pode ter Síndrome de Down.

Mas, então quais são as características nos animais das alterações genéticas que se assemelham à SD dos humanos?

sindrome

  • Formato craniano diferenciado,  olhos afastados, língua pendente, falta de coordenação motora, dificuldades na visão e audição, problemas na tireoide e insuficiência cardíaca.

Assim como os seres humanos que tem trissomias em pares de cromossomos, os animais com estas características devem contar durante sua vida inteira com acompanhamento médico para monitorar possíveis problemas de saúde congênitos.

Um cuidado especial deve ser tomado para não expor o animal a condições de risco como grandes alturas, pois eles podem possuir dificuldades motoras e músculos menos rígidos.  Estes animais tendem a ser muito amáveis e sociáveis e devem levar uma vida normal em seus lares, com muito amor e carinho!  ❤

Fontes: http://muralanimal.blogspot.com.br/,  https://portaldoscaesegatos.com.br/,  https://dicaspeludas.blogspot.com.br/

Imagens: https://portaldoscaesegatos.com.br/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s