Pode levar animais de estimação no transporte público e em carros de apps de transporte?

Muitas pessoas tem a mesma dúvida. Podemos ou não levar os animais de estimação no transporte público? E em transportes como por exemplo o Uber e os taxis?

novoonibusflorianopolis.jpgEm Florianópolis, cidade onde está situado o projeto Adote um Ronrom, felizmente desde 2016, há aproximadamente um ano, foi sancionada uma lei que permite o transporte de animais de estimação no transporte público da cidade. Com algumas restrições e regras, porém, assim como em São Paulo e Rio de Janeiro, podemos contar com esta possibilidade.

Porém, eu pessoalmente ando de ônibus diariamente em Florianópolis e nunca vi pessoas transportando seus PETs no transporte público. É interessante que haja maior divulgação desta possibilidade, pois acredito que muitas pessoas ainda não saibam da lei. Divulgue aos colegas!!

A lei: Lei Complementar n° 556/2016 que altera a Lei Complementar n° 34/99 

Condições para andar com seus animais de estimação no transporte público de Florianópolis:

  • Serem transportados em caixas apropriadas para transporte de animais;

trasnportar-seu-gato-7-460x460

  • Os animais devem ter no máximo 10 quilos;
  • Possuir atestado de veterinário indicando que o animal está com boas condições de saúde com no máximo 15 dias de emissão;
  • Carteira de vacinação atualizada;
  • Apenas dois animais são permitidos por pessoa.

 

Em 2015 o Uber lançou o serviço UberPET, em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, porém em 2016 o serviço foi descontinuado.

uberpet

Para solicitar o serviço os usuários só precisavam escolher a modalidade UberPET, ao invés de UberX, UberBlack etc. Já estavam cadastrados apenas os motoristas que possuíam capa nos bancos e estavam dispostos a carregar os PETs.

Nos termos de uso, havia a informação que caso o animal sujasse o carro (não inclui pelos), deveria pagar uma taxa extra de limpeza. Porém, nestas duas cidades brasileiras, o serviço deixou de existir.

O Uber informou que agora para transportar os PETs os usuários devem ligar aos motoristas e perguntar se aceitam o transporte, sendo uma decisão pessoal de cada motorista aceitar ou não o transporte.

Aplicativos de táxi como o 99Taxis e o Easy Taxi disponibilizam opções para solicitar táxis que permitam o transporte de animais.

Curiosidade:

Em Lisboa inclusive o Uber promoveu um dia específico em que o UberPET estava ativo, para a Corrida Animal. É um evento beneficente no centro da capital, onde os donos correm lado a lado com seus animais e são arrecadados fundos para associações de proteção animal.

No Mundo:

  • Em Madrid e em Barcelona, o animal só pode viajar de metrô se for doméstico e de porte pequeno, estiver dentro de caixa específica para transporte e não produzir ruído, odor ou desconforto para outros viajantes.
  • Na Grã-Bretanha (onde é cultural a presença de um companheiro canino) é permitido viajar com cães no ônibus, apenas utilizando sua guia/coleira, sem a necessidade de focinheira.
  • Em Estocolmo, o animal pode viajar solto na parte de trás do ônibus, mas um dono não pode levar mais do que dois animais.
  • Em Berlim o animal pagará uma taxa reduzida se não viajar dentro de uma caixa de transporte, mas não há limite de peso.

foto-graciosa-gato-mochila-mapamundi-1

 

Fontes: http://g1.globo.com/sc/; http://gizmodo.uol.com.br/; https://meusanimais.com.br/; http://marketeer.pt/

Imagens: http://www.pmf.sc.gov.br/; http://petiko.com.br/; http://gizmodo.uol.com.br/, http://cuantohipster.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s