Hiperpigmentação em gatos: causas e cuidados

O acúmulo de melanina em regiões específicas da pele é chamado de hiperpigmentação ou melanodermia. Alterações na cor da pele e do pelo são frequentes em animais e as origens são diversas. Algumas podem ser genéticas, decorrentes do envelhecimento, do uso de medicamentos e podem desaparecer sozinhas.

lentigo

Porém, algumas podem indicar processo inflamatório, doenças de coagulação, doenças autoimunes e até mesmo tumores cutâneos. Portanto, olho aberto nas alterações na pele do seu gatinho e sempre consulte o veterinário para verificar se há riscos nas manchas.

Os gatos alaranjados e os tricolores tendem a demonstrar comumente hiperpigmentação nos lábios, gengivas, pálpebras e focinho devido à uma predisposição genética da coloração.

hiperpig2

Muitas vezes as manchas escuras são apenas hereditárias ou de causa genética, como abordado acima, mas, conheça também outras causas que devem ser acompanhadas igualmente pelo veterinário e podem indicar problemas:

  • Acantose: não manchas escuras acompanhadas de uma alteração na textura da pele, decorrentes de fricção constante. A pele adquire aspecto de pele de elefante.
  • Problemas hormonais: as disfunções hormonais podem causar escurecimento da pele, e virem acompanhadas de queda de pelo.
  • Processos inflamatórios: geralmente as manchas são reversíveis nestes casos. Após infecções, micoses e cicatrizes de traumas, podem ocorrer formação de manchas concentradas nas regiões afetadas.
  • Tumores cutâneos: melanomas, carcinomas e fibromas podem aparecer em forma de manchas de cor castanho escuro e apresentar nódulos e relevos na pele. Devem ser examinados por especialistas e confirmados a partir de biópsia.

tumor-melanocitico-pele-e-dedos-1

Há também alterações de cores que ao invés de manchas escuras, são a diminuição da coloração – chamadas de hipopigmentação, muito comuns em pelagens. Também devem ser avaliadas pelos veterinários e podem indicar albinismo, vitiligo ou doenças autoimunes.

Fontes: http://dermatopet.com.br/, https://akdermatologiaveterinaria.wordpress.com/, http://www.revistasobrape.com.br/

Imagens: http://akdermatologiaveterinaria.com.br/, http://www.vilanova.vet.br/

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s