Você já ouvir falar em Medicina Veterinária Holística?

Pois é, hoje em dia a procura por tratamentos “alternativos” na veterinária está crescendo tanto quanto na medicina humana.

Muitas pessoas estão buscando métodos ou medicamentos ‘menos’ agressivos ou invasivos para se tratar e tratar seus bichinhos e sim, essa especialidade tem complementado de maneira muito benéfica os tratamentos tradicionais. Muitas vezes a procura se dá por não encontrarmos as respostas que precisamos e buscamos; pelos nossos peludos não responderem de forma positiva ao tratamento convencional; por se tratar de alguma doença incurável, mas que pode ter seus sintomas reduzidos e/ou amenizados ou mesmo como forma de prevenção e promoção de saúde.

Mas então, o que significa Medicina Holística?

espiritualidade-gatos

Medicina é uma das muitas áreas de conhecimento que busca a prevenção, manutenção e restauração da saúde. E holística significa totalidade, é derivada de Holos, que em grego significa “todo” ou inteiro”.

Logo, a medicina holística é aquela que vê o ser em sua totalidade, levando em consideração todas as suas partes (física, psíquica, energética, espiritual e ambiental) e suas inter-relações. Tem metodologias diferentes da medicina convencional e visa tratar além da doença, busca a reeducação, reequilíbrio do corpo, bem-estar e qualidade de vida.

As técnicas utilizadas pela Medicina holística vão desde a Homeopatia, Terapia floral, Fitoterapia, Cromoterapia a Shiatsu, Reflexoterapia, Acupuntura, Reik, Massoterapia, entre outras.

Na acupuntura por exemplo, o sistema nervoso do seu gato é estimulado para trabalhar melhor, e as agulhas são inseridas em pontos específicos do corpo para provocar um suave movimento energético (Chi).

7cvu8tt7avxf1v91kj7ceb99b

E para que tipos de doenças essas técnicas podem ser usadas?

Desde patologias emocionais como estresse, depressão, ansiedade e alterações comportamentais, quanto a dermatites, tumores, alívio da dor, melhora da imunidade, câncer, convulsões, infecções, epilepsia, obesidade, insuficiência em vários órgãos, problemas de coluna, doenças musculares, ósseas ou de metabolismo.

Cada caso deve ser avaliado de forma particular (o que deu certo para um gato não necessariamente vai dar certo para outro), pois o comportamento e temperamento do seu bichinho, por exemplo, influencia na escolha do tratamento. A frequência e duração varia conforme a idade, o estilo de vida, doença e estágio da mesma.

E quais são os pontos que diferem a Medicina Veterinária Holística da Medicina Veterinária Alopática (ou convencional):

1- Medicina dos “Prós” em vez dos “Antis”;
2- Promoção de Saúde em vez de Combate de Doenças;
3- Mais Natureza e Menos Químicos,
4- Não Há Doenças Incuráveis

Bom, se nós humanos temos bons resultados de (re)equilíbrio orgânico com o auxílio das terapêuticas holísticas, com toda certeza com nossos companheirinhos não seria diferente. Só não podemos esquecer que tanto a medicina holística quanto a convencional, devem andar juntas, complementando e potencializando uma o trabalho da outra.

gato.gif

Haaa!! E antes de sair correndo atrás de um profissional para iniciar um tratamento “alternativo” ou “complementar”, lembre-se de procurar um profissional veterinário habilitado e capacitado em áreas de medicina natural, para que você, na tentativa de ajudar, não acabe causando problemas maiores ou mesmo deixe o processo de tratamento e recuperação mais lento.

Fonte: http://www.dvet.pt
http://www.bichosaudavel.com/medicina-veterinaria-holistica-e-terapias-complementares
http://www.portaleducacao.com.br/veterinaria/artigos/4752/o-que-e-medicina-veterinaria-alternativa
http://www.mundoboaforma.com.br/medicina-holistica-o-que-e-e-como-funciona/#1BAc7FhCfRIKKcPI.99

Fotos: http://canaldopet.ig.com.br/cuidados/saude/2016-08-23/acupuntura-veterinaria.html
http://www.naturallevet.com.br/news/homeopatia-3-quais-os-tipos-de-medicamentos-homeopaticos/
http://www.imgrum.net/tag/osgatostambemamam
https://reikigrancanaria.wordpress.com/tag/reiki-para-gatos/
http://terapiasholisticaseoutrascoisas.blogspot.com.br/2016/02/o-gato-e-espiritualidade.html

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s