“Gostoso pra chuchuchuá”- A hora do banho.

dar-banho-1080x719“Ah, gato não gosta de água”, “Não precisa lavar o gato, ele se limpa sozinho”…

Muito se escuta isso em relação à higiene dos gatos, porém nem sempre verdade. Há situações em que o gato pode precisar de banho, sim!

Apesar de ser um animal muito limpinho, sua língua não possui nenhum anti-bactericida para que ele fique completamente livre dos germes e bactérias. O comportamento da lambedura está ligado à proteção do felino na natureza, sendo uma forma de ele camuflar seu cheiro, e não deve ser encarado apenas com um banho higiênico.

Também muito se ouve falar que gato tem medo de água, porém isso depende muito do animal. É muito comum, para os que têm gatos, vê-los brincando nas torneiras e nas águas correntes. Na verdade, o animal foge do banho porque não foi condicionado a esse cuidado desde pequeno, podendo ficar bastante arisco na hora do procedimento.

Por isso, é muito importante sempre levá-los ao veterinário, pois nas consultas o médico orientará o tutor a, desde pequeno, acostumar gato aos banhos e escovação. Se não escovados e banhados, dependendo da situação a que estão expostos, podem trazer riscos tanto para o próprio animal quanto para os membros da família.

Mas lembre-se: o banho deve ser dado de acordo com o temperamento do animal. Caso seu gato tenha aversão a ser molhado, não force a barra. Procure alternativas para higienizá-lo caso necessário.

Veja agora algumas dicas para tornar esse momento mais prazeroso:katzenkrallen-schneiden

O BANHO A SECO: Esta é uma opção para quem não deseja arriscar com a água. Compre um produto específico para gatos. Existem lenços umedecidos e sprays que você pode passar e espalhar com uma toalha. Escove bem o pêlo do gato antes e depois da aplicação.

penteando-gato-300x200CORTAR AS UNHAS: De preferências uns dias antes do dia do banho, corte as unhas do gato para que não ocorra nenhum acidente. Se não der tempo para fazer o corte, use luvas de borracha para se proteger.

ESCOVE OS PELOS ANTES: Escove bem os pêlos antes do banho no sentido contrário ao crescimento. Se ele não gostar, escove um pouco e logo solte-o para não acumular stress.

DEIXO TUDO AO ALCANCE: É importante preparar tudo antes do banho, deixando tudo o que você vai necessitar ao seu alcance para que o gato não perceba que vai tomar banho. Brinque um pouco com ele antes, faça-o carinho para que relaxe antes de colocá-lo no box/banheira/balde.

FIQUE TRANQUILO: Se você estiver apreensivo, o gato vai perceber e vai ficar apreensivo também. Finja que é tudo uma brincadeira.banho-em-gato-2-300x200

COMECE DEVAGAR: Não coloque o gato diretamente na água em momento algum. Use sempre um chuveirinho ou um copo para molhá-lo, sempre com água morna. Comece pelas patas e vá subindo. A cabeça deve ser a ultima parte, sempre tomando cuidado com ouvidos, boca e olhos.

USE PRODUTOS ESPECÍFICOS: Use produtos para gatos, pois vai ficar um resto de shampoo e ele vai lamber e engolir. Produtos para cachorro ou para humanos podem causar reações alérgicas ou mesmo serem tóxicos. Enxágüe o melhor que puder.

SEQUE BEM: Enrole-o numa toalha e esfregue os pêlos. Escove-o mais uma vez, e se possível, leve-o para um lugar com sol. Ele vai ser lamber o pouco, deixe, pois ele estará tentando colocar seu próprio cheiro de volta.

SECADOR: Se o seu gato tem pêlos muito compridos, poderá ser necessário a utilização do secador. Use a temperatura e velocidade mais baixas e bem longe da pele. Peça para alguém ligar o secador do outro lado do cômodo para ver sua reação e só então leve-o para perto. Nunca coloque o secador direto no rosto do gato, comece de longe e vá aproximando devagar. Se ele ficar apavorado, não insista.

SENTIMENTO DE CULPA: Não peça desculpas na hora, peça depois do banho. A gente fica se sentindo culpados pela situação e fica tentado a dar petiscos e sachês durante e logo depois do banho. Porém se fizer isso, você vai reforçar o comportamento errado. Espere um tempo depois do banho para poder então agradar seu bichano.

Fonte: www.nossoclinico.com.br; gatinhobranco.com

Fotos: www.vetquality.com.br; www.universodegatos.com; www.haustiere-wissen.de

 

 

Um comentário sobre ““Gostoso pra chuchuchuá”- A hora do banho.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s