E se meu gato precisar de exame de urina ?

Sabemos que problemas urinários e gatos são praticamente sinônimos, e ao levarmos os ronrons ao médico veterinário é muito comum que peçam a realização de exame de urina. O resultado do exame de urina é extremamente importante como indicadores da saúde dos animais. Através de um exame de urina é possível a avaliação da função renal e até mesmo detectar doenças como a diabete.

exame-de-urina1

É aí que começa nosso desespero, pois muitas vezes os gatos se assustam com o ambiente das clínicas e podem se tornar agressivos em resposta a esta apreensão. E então nem mesmo os especialistas conseguem coletar a urina.

Conheça abaixo quais são as principais maneiras de fazer a coleta de urina dos gatos e entenda a que mais se aplica ao seu caso!

As principais maneiras de coletar urina de gatos para realização de exames são:

  • A cistocentese: é a forma mais recomendada. Na maioria dos casos é indolor e segura. Consiste coleta através de punção por agulha diretamente da bexiga do animal e por isso coleta uma melhor amostra com menores riscos de contaminação.

coleta

  • A coleta por micção espontânea: geralmente feita em casa pelo próprio dono, indicada em casos em que o animal não permite ser manipulado no veterinário. Para isso deve ser adquirido um pote de coleta estéril (algumas clínicas disponibilizam gratuitamente) e posicioná-lo sob o animal enquanto ele está urinando para coleta da amostra. Importante seguir as recomendações do laboratório.

pote

Maneiras criativas e alternativas:

  • Areia especial para coleta – uma tecnologia muito amiga nessas horas, veja abaixo o vídeo explicativo encontrado no site do fabricante. O único problema é a dificuldade de encontrar esta areia para comprar no Brasil.
  • Deixar a caixa vazia: esta ideia é fácil de aplicar, porém corre o risco de contaminar a amostra e pode acontecer de o gato não urinar na caixa sem areia. Caso ele urine, basta coletar a urina com seringa e transferir para o pote estéril.
  • Pedrinhas de aquário: há quem indique trocar a areia por pedrinhas de aquário fervidas e, após o gato urinar, da mesma forma da caixa vazia, basta coletar a urina com seringa.
  • Plástico filme: assim que o gato começar a urinar na areia, adicionar rapidamente uma camada grossa de papel filme dobrado para “forrar” a areia e coletar a urina do plástico posteriormente com seringa.

xixi

O importante é sempre seguir recomendações médicas, e levar periodicamente seu ronrom ao veterinário para realização de exames de rotina, prevenindo doenças mais sérias e mantendo a saúde em dia! Nunca deixe de realizar um procedimento solicitado pelo veterinário por receio, informe-se sempre!

E aí? Descobriu a melhor engenharia para realizar esta tarefa?? 🙂 Conte-nos as dicas do seu veterinário de confiança e suas experiências com a coleta de urina do seu ronrom.

 

Texto: Marystela Lima
Fontes: http://www.brasmed.com.br/, http://gatointegral.com.br/, http://petcare.com.br/, http://medfelina.blogspot.com.br/
Imagens: http://alomae.prefeitura.sp.gov.br/, http://gatointegral.com.br/
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s