E se meu gato precisar de exame de urina ?

Sabemos que problemas urinários e gatos são praticamente sinônimos, e ao levarmos os ronrons ao médico veterinário é muito comum que peçam a realização de exame de urina. O resultado do exame de urina é extremamente importante como indicadores da saúde dos animais. Através de um exame de urina é possível a avaliação da função renal e até mesmo detectar doenças como a diabete.

exame-de-urina1

É aí que começa nosso desespero, pois muitas vezes os gatos se assustam com o ambiente das clínicas e podem se tornar agressivos em resposta a esta apreensão. E então nem mesmo os especialistas conseguem coletar a urina.

Conheça abaixo quais são as principais maneiras de fazer a coleta de urina dos gatos e entenda a que mais se aplica ao seu caso!

As principais maneiras de coletar urina de gatos para realização de exames são:

  • A cistocentese: é a forma mais recomendada. Na maioria dos casos é indolor e segura. Consiste coleta através de punção por agulha diretamente da bexiga do animal e por isso coleta uma melhor amostra com menores riscos de contaminação.

coleta

  • A coleta por micção espontânea: geralmente feita em casa pelo próprio dono, indicada em casos em que o animal não permite ser manipulado no veterinário. Para isso deve ser adquirido um pote de coleta estéril (algumas clínicas disponibilizam gratuitamente) e posicioná-lo sob o animal enquanto ele está urinando para coleta da amostra. Importante seguir as recomendações do laboratório.

pote

Maneiras criativas e alternativas:

  • Areia especial para coleta – uma tecnologia muito amiga nessas horas, veja abaixo o vídeo explicativo encontrado no site do fabricante. O único problema é a dificuldade de encontrar esta areia para comprar no Brasil.
  • Deixar a caixa vazia: esta ideia é fácil de aplicar, porém corre o risco de contaminar a amostra e pode acontecer de o gato não urinar na caixa sem areia. Caso ele urine, basta coletar a urina com seringa e transferir para o pote estéril.
  • Pedrinhas de aquário: há quem indique trocar a areia por pedrinhas de aquário fervidas e, após o gato urinar, da mesma forma da caixa vazia, basta coletar a urina com seringa.
  • Plástico filme: assim que o gato começar a urinar na areia, adicionar rapidamente uma camada grossa de papel filme dobrado para “forrar” a areia e coletar a urina do plástico posteriormente com seringa.

xixi

O importante é sempre seguir recomendações médicas, e levar periodicamente seu ronrom ao veterinário para realização de exames de rotina, prevenindo doenças mais sérias e mantendo a saúde em dia! Nunca deixe de realizar um procedimento solicitado pelo veterinário por receio, informe-se sempre!

E aí? Descobriu a melhor engenharia para realizar esta tarefa?? 🙂 Conte-nos as dicas do seu veterinário de confiança e suas experiências com a coleta de urina do seu ronrom.

 

Texto: Marystela Lima
Fontes: http://www.brasmed.com.br/, http://gatointegral.com.br/, http://petcare.com.br/, http://medfelina.blogspot.com.br/
Imagens: http://alomae.prefeitura.sp.gov.br/, http://gatointegral.com.br/
Anúncios

4 comentários sobre “E se meu gato precisar de exame de urina ?

  1. Marilyn Madade disse:

    Minha filha gatinha se chama Bella, tem 14 anos e começou a fazer 4 xixis por dia, mas em grande quantidade, tipo 3/4 de um copo, não teve mais nenhum sintoma, então fomos ao Vet, fizeram exame de sangue e aparentemente ela está no estágio 2 de insuficiência renal (2/3 dos rins já estão comprometidos), essa doença é silenciosa e incurável. O Vet pediu o exame de urina, mas não conseguiu fazer lá, então me deu o container pequeno para eu colher em casa, eu usei uma tampa de um frasco, fiquei esperando momento certo e assim que ela começou a fazer o xixi eu coloquei a tampa em baixo. Funcionou. Agora estamos esperando os resultados.

    Curtir

    • Marystela Lima disse:

      Oi Marilyn, realmente a doença renal é tudo isso que você falou mesmo. Que bom que conseguiu coletar em casa a urina! Torcemos para a saúde da sua Bella, e com acompanhamento médico e cuidados em casa ela deve ficar bem sim! Obrigada por dividir conosco sua experiência, nos vemos por aqui!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s