Pulgas: nem sempre elas estão no animal

O verão chegou e com ele o grande pesadelo das infestações de pulgas pode atingir nossos lares e nossos gatinhos.

As pulgas são os parasitas mais comuns nos pets domésticos e além de alergia, irritação e desconforto, elas também podem transmitir doenças aos animais. Portanto, além de uma questão de bem estar e higiene, manter as pulgas longe dos nossos animais é também uma questão de saúde!

0b6df3_e14fb1d4224d4826a82e29484399e0a6-mv2

O que muitas pessoas não sabem, é que o grande foco de tratamento da infestação por pulgas não deve ser o corpo do animal, e sim o ambiente em que ele vive. Nossa casa é a grande hospedeira de 95% das fases da vida das pulgas. As pulgas adultas, aquelas que encontramos nos pelos dos animais, são apenas 5% do ciclo da vida das bichinhas!

Aqui mesmo no blog do Adote um Ronrom já abordamos detalhes sobre as pulgas! Relembre o post

O maior problema são os ovos, larvas e pupas que se alojam em tapetes, tecidos, frestas do chão e móveis, rodapés e outros ambientes úmidos e com material orgânico que possam consumir e onde consigam se desenvolver. Sendo que, ao tentar acabar com as pulgas, não basta aplicar medicamentos no animal: a limpeza da casa é a parte mais importante.

Na reportagem abaixo (assista o vídeo) podemos entender mais sobre o assunto, na palavra de médicos, e logo em seguida resumiremos o que você deve fazer para enfrentar essa praga:

Enfrentando o problema

Após os cuidados com o animal infestado, seguindo as recomendações do veterinário, veja as dicas para eliminar os focos do ambiente.

  • Lavação de cobertas, lençóis e tapetes: As pulgas atualmente estão se tornando resistentes aos inseticidas comuns, então uma boa dica para eliminar os ovos que possam estar alojados em tapetes e tecidos é a lavagem ou secagem em altas temperaturas. As altas temperaturas irão matar as larvas e pupas.
  • Limpeza de chão, móveis, caixa de transporte e carro: É de extrema importância aspirar os locais onde os ovos possam estar alojados. Esses locais incluem sofá, colchões e bancos do carro, por exemplo. Como os ovos e larvas se escondem nas frestas, não basta limpar com pano, é essencial aspirar com aspirador de pó. Lembrar de descartar o saco do aspirador ao término da limpeza.

0b6df3_93f5a0d137374d72a2576a866c68d752-mv2

  • Uso de produtos antipulgas para ambientes e contratação de empresas de desinfecção: Em casos extremos de infestação é necessário o uso de produtos específicos para eliminar as pulgas. Porém, nestes casos é muito importante se informar com o veterinário previamente para saber quanto tempo o animal deve ficar afastado do local da aplicação para evitar intoxicações. A aplicação de qualquer produto adquirido deve seguir as instruções do rótulo e qualquer dúvida um profissional deve ser solicitado.

    0b6df3_96f70ec02d4046038ef56671f53b50cc-mv2

  • Repetir os procedimentos: Muitas vezes achamos que o inseticida não está fazendo efeito mas, na verdade, os processos de limpeza e lavação do ambiente devem se repetir durante aproximadamente um mês para eliminar completamente as pulgas em todas suas fases de vida e impedir que o problema recomece.

E você? Como enfrenta este problema? 

Fontes: http://mulhercuriosa.com.br/, https://www.mundodosanimais.pt/, http://www.cachorrogato.com.br/, http://anima
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s