10 produtos tóxicos para os gatos que você tem em casa

Nossas residências podem deixar de ser o lar doce lar dos pets para se tornarem em perigosos esconderijos de produtos tóxicos em poucos segundos. Possuímos em casa diversos produtos que se por algum descuido, ou acidente, forem ingeridos pelos animais de estimação trazem potenciais riscos de intoxicação que podem trazer danos gravíssimos à saúde dos bichinhos.

 

Ao pensar em produtos tóxicos rapidamente nos vem à mente os rótulos com as indicações: Manter fora do alcance das crianças e animais de estimação. Sim, estes são extremamente perigosos como avisa o fabricante, mas, nossas casas também escondem perigos onde nem imaginamos. 

 

 

Fique atento agora à lista dos 10 produtos perigosos que provavelmente você possui guardados em casa e saiba como evitar os incidentes de intoxicação.

 

1 Plantas tóxicas

Já abordadas em detalhes aqui no Blog do Ronrom, as plantas tóxicas são muito perigosas para os gatos e cães, e algumas delas também são tóxicas para nós humanos.  São exemplos: Copo de leite, Comigo-Ninguém-Pode, Lírio e Espada-de-São-Jorge. Perceba que algumas delas são muito comuns nas residências, então o mais adequado é doar essas plantas para amigos que não possuam pets em casa. Visto que sabemos do hábito dos animais de ingerirem plantas para auxiliar na digestão e pode haver um descuido quando não estivermos perto. Em casos de ingestão de plantas tóxicas os principais sintomas são sonolência, salivação excessiva, vômitos, diarreia, entre outros, que podem levar à morte.

 

2 Naftalina

O naftaleno, conhecido comercialmente como naftalina, comumente usado em gavetas e guarda-roupas para espantar baratas e traças é conhecidamente tóxica. Caso um gato entre em contato ou ingira naftalina ele pode sofrer alterações no sistema nervoso e no fígado. Também pode causar irritação da pele e dos olhos do ronrom. Para evitar esses problemas não utilize naftalina e sim sachês naturais de plantas aromáticas e cravos, por exemplo.

 

3 Pesticidas e Inseticidas

 

Venenos para ratos, formigas, baratas e inseticidas para mosquitos são extremamente comuns em toda residência. Mas saiba que é muito perigosa a ingestão acidental desses produtos pelos animais de estimação, causando salivação excessiva, crises de vômito e complicações que podem ser fatais. Proteja muito bem o local de armazenamento desses produtos em casa e evite o uso de venenos que ficam no chão (aquelas iscas com veneno dentro) em locais que o gato tenha acesso. 

 

4 Produtos de limpeza

 

Ácidos bóricos, peróxido de sódio, ácido sulfúrico, ácido fosfórico, silicato de sódio, óxido de cálcio, amônia, hipoclorito de sódio, entre outros componentes devem ser  observados com cuidado nos produtos de limpeza. Via de regra, qualquer produto de limpeza que seja ingerido pode causar intoxicação. Alguns são mais tóxicos que outros, mas a dica é cuidar de todos. Os sintomas mais comuns novamente são crises de vômito, salivação excessiva e pupilas dilatadas.

Mais uma vez, guardá-los em locais bem fechados para evitar que o gato acesse o armário, cuidado extra em casas em que a caixa de areia fica na lavanderia! Após a utilização de produtos de limpeza em ambientes em que o gato tem acesso, pode ser passado água corrente para retirar os resíduos do produto e evitar que o gato acabe lambendo. 

Para limpeza da caixa de areia pode ser utilizado vinagre branco e água.

 

 

5 Solventes

Da família dos produtos corrosivos, são as substâncias mais perigosas para qualquer um, incluindo seu gato! Podem queimar os tecidos da boca e da garganta ao serem ingeridos. Se seu gato ingerir acidentalmente um solvente químico, você NÃO deverá de forma alguma provocar o vômito, pois pode causar corrosão de outras partes do trato digestivo.

Caso tenha este tipo de produto em casa, é indispensável que seja armazenado em locais com tranca, para evitar que por curiosidade os gatos abram o armário e corram riscos.

 

6 Produtos para limpar ralos

Similar aos solventes, os produtos que retiram sujeiras de ralos são corrosivos e os cuidados devem ser os mesmos dos solventes e produtos de limpeza. Sempre que for utilizar um produto perigoso como este, fechar o ambiente que está sendo limpo para evitar o acesso do gato no momento da administração do produto. Em caso de suspeita de ingestão procure urgentemente um veterinário.

 

7 Detergentes

 

Da mesma linha dos produtos de limpeza, os detergentes são perigosos por muitas vezes estarem em locais desprotegidos e de mais fácil acesso. Manter a embalagem sempre trancada e verificar sempre se ela possui vazamento. O consumo de detergentes causa respiração ofegante e crises de vômito. Sempre que possível pode ser utilizado bicarbonato de sódio para limpeza de sofás e carpetes, por exemplo.

 

8 Medicamentos

 Muitas vezes os gatos podem se sentir atraídos por medicamentos devido aos seus odores. Tanto remédios veterinários quanto os nossos, se ingeridos inadequadamente ou em excesso podem ser fatais para os animais.

Por exemplo o paracetamol, nunca deve ser dado à um gato pois é tóxico. Somente um comprimido de paracetamol atinge drasticamente os glóbulos vermelhos e o fígado dos animais, levando à morte em alguns dias. Isso acontece porque os felinos não conseguem metabolizar os componentes do remédio no fígado, pela atividade reduzida de algumas proteínas.

Outros remédios humanos, como a dipirona e a aspirina, também podem causar efeitos devastadores. Importante: nunca “automedique” seu animal, em nenhum caso.

 

9 Alimentos

Chocolate é o alimento mais falado sobre toxicidade animal, muito falado para os cães, mas os gatos também podem ter sérios problemas ao comer chocolate. A substância teobromina presente no chocolate não é metabolizada direito pelo fígado dos pets, causando vômito, diarreia, tremores, falta de coordenação e até mesmo a morte, se consumida em grandes quantidades. Logicamente não é indicado oferecer ou permitir que seu gato coma alimentos humanos que contenham excesso de sódio e açúcar que certamente causarão prejuízos à saúde dos animais também. Uma alimentação balanceada é o segredo da saúde do seu animalzinho!

 

Outros alimentos que seu gato também não deve comer de jeito nenhum são: Café, uva, tomate, pão, alho e cebola! Fique atento!

 

10 Enxaguante bucal

Os enxaguantes bucais que você tem em cima da pia podem ser bastante perigosos se ingeridos. Alguns deles possuem ácido bórico em suas fórmulas, e como já comentamos nos itens tóxicos nos produtos de limpeza, além de vômitos, podem levar o animal a um estado de coma. Em alguns casos, também podem afetar a reprodução e o desenvolvimento. O ácido bórico pode ser encontrado também em outros produtos, como esmaltes de unha, cremes, talcos e pomadas.

 

 

Como agir caso o seu animalzinho entre em contato com estes itens da lista ou outros itens tóxicos:

    ;

  • ;

    Retire os excessos do produ
    to da pele do animal

    ;

  • ;

  • ;

    Guarde a embalagem do produto ingerido

    ;

  • ;

  • ;

    Contate imediatamente um veterinário

    ;

  • ;

  • ;

    Não medique ou induza o vômito do ronrom sem falar com o veterinário

    ;

  • ;

 

 

Fontes: http://hypescience.com//, http://www.blogdocachorro.com.br/, http://www.cachorrogato.com.br//, http://www1.folha.uol.com.br/, http://anossavida.pt/, https://www.estimacao.com.br/

 

Imagens: http://www.selantedepoliuretano.com.br/, http://br.freepik.com/, http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/, http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/, https://pt.dreamstime.com/, http://limpalisboa.com/, http://www.dicasdemulher.com.br/, http://revista.zapimoveis.com.br/, http://www.norteandovoce.com.br/, http://guiadobebe.uol.com.br/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s