“Gatos Guerreiros”: os ronrons aventureiros da ficção

Meu nome é Rogério Ranieri, sou paulistano, químico e mestre em engenharia civil pela Universidade de São Paulo, voluntário no Adote um Ronrom e tenho duas gatinhas lindas que adotei há cerca de 1 ano.  Este é o primeiro de uma série de artigos que vou escrever sobre livros, dicas para quem adotou ou quer adotar um gatinho e como conviver com seus gatinhos.

Assim que adotamos nossa primeira gatinha, éramos totalmente inexperientes, então começamos a buscar informações com amigos, internet e também em livros. Começamos a explorar a literatura sobre gatos e o primeiro livro que compramos foi o Larousse do Gato e do Gatinho. Não irei entrar em detalhes sobre este livro pois já foi abordado em um post aqui do Blog.

Saindo das leituras técnicas para ficção, uma amiga me indicou a leitura da série Gatos Guerreiros, uma deliciosa estória que irei abordar neste artigo. Não irei colocar spoilers nesse post, e algumas informações que irei apresentar não comprometem as tramas.

Gatos Guerreiros é uma série de livros escrito por Erin Hunter, um grupo de 6 pessoas: Kate Cary, Cherith Baldry, Tui Sutherland, Gillian Philip, Inbali Iserles e Victoria Holmes. A série é formada por 5 coleções de 6 livros e uma coleção ainda sendo escrita que possui somente 1 livro publicado. Infelizmente, somente a primeira coleção está disponível em português, com os livros: Na Floresta, Fogo e Gelo, Floresta de Segredos, Tempestade, Caminho Perigoso e A Hora Mais Sombria.

A narrativa destes livros gira em torno do personagem principal, Ferrugem, que era um gatinho de gente (termo usado pelos clãs para falar de gatos que vivem com humanos), aventureiro, e que em uma caminhada pela floresta encontra alguns gatos do clã do Trovão que o desafiam, e ele acaba os convencendo de deixa-lo ingressar ao clã, como um aprendiz.

A floresta é dividida entre quatro clãs: Clã do Trovão, Clã do Rio, Clã das Sombras e Clã do Vento. Todos os membros dos 4 clãs creem fortemente no Clã das Estrelas, local para onde vão os gatinhos quando morrem.

De imediato, Ferrugem passa a sofrer preconceito de outros gatos que o julgam por não ter nascido na floresta. Dizem que ele está gordo e que nunca irá conseguir entender o “código dos guerreiros”, um conjunto de regras morais e éticas que os gatos dos clãs devem seguir, sempre visando proteger outros membros do clã, as fronteiras dos territórios, os gatos idosos, os filhotes, e muito mais.

Existe uma hierarquia rígida e respeitada por todos os guerreiros. Ao nascer os gatos recebem o nome de filhote. Depois de algumas luas de idade, os filhotes são promovidos a aprendizes e, neste momento, seu nome muda para indicar a hierarquia: “Filhote Azul” passa a ser chamado de “Pata Azul”. Ao se tornarem aprendizes recebem um mentor que irá ser responsável por todo o treinamento, uma função de muita honra.

Depois de passarem por diversos testes o líder do clã pode promover um aprendiz a guerreiro, então o nome muda novamente e Pata Azul passa a ser chamada de Pelo Azul.  O topo da hierarquia é composto por um representante e o líder do clã. O representante é o braço direito do líder, e toma conta da segurança do território, organizando patrulhas que monitoram as fronteiras, e o líder é responsável por todo o clã.

Ao tornar-se líder, o gato participa de uma cerimônia mística, muito emocionante, onde, acompanhado pelo curandeiro do clã, faz uma peregrinação ao topo de monte, e recebe 9 vidas do Clã das Estrelas. Neste momento seu nome muda novamente, e Pelo Azul seria nomeada Estrela Azul.

Existem as Rainhas, designação das gatas ao parirem seus filhotes, e os curandeiros, gatos místicos que conhecem ervas e poções que são usadas para curar gatos amigos, ou também para envenenar gatos inimigos. Os Isolados, são gatos que não pertencem a nenhum clã, e podem ser bons aliados nos conflitos.

As tramas são bem escritas, narrando de forma rica a evolução dos personagens, e os 6 primeiros livros tratam das aventuras de Ferrugem e seus amigos durante sua acessão de aprendiz a líder do clã do Trovão. Existem diversas estórias paralelas como a de Pata Negra, um aprendiz que desavia o poderoso representante Garra de Tigre, ou como de Pata Cinzenta, o melhor amigo de Ferrugem, que se envolve numa trama amorosa com uma gatinha do outro clã e precisa de artimanhas e mentiras para encontrar sua amante.

Prepare-se para ler sobre guerras, combates, assaltos, incêndios, enchentes, ataques de cães furiosos, investigações criminais, perda de fé, visões do futuro, alianças, traições, amores e muito mais.

Separei algumas referências:

Saiba mais sobre Erin Hunter em: www.warriorcats.com/meet-erin-hunter
Site da série: www.warriorcats.com

Em português, existe o blog da série, que contém detalhadas referências, mas cuidado pois está cheio de spoilers: gatosguerreiro.blogspot.com.br

Também existem inúmeros sites com fan art dos livros e uma série de vídeos não oficiais no YouTube. O vídeo abaixo mostra o momento em que Ferrugem encontra Estrela Azul e outros gatos na Floresta: www.youtube.com/watch?v=1XYgtSCHvp4

Os 6 primeiros livros podem ser encontrados nas principais livrarias tanto em papel quanto em formato digital. Os outros livros eu comprei na Amazon, para Kindle.

O livro que mais gostei da série é o “A Hora Mais Sombria” mas como prometi que o post não iria conter spoilers não posso contar qual é minha parte favorita J .

Você já leu algum dos livros da série? Quais são os personagens que você mais gosta? Os meus são: Ferrugem, Estrela Azul, Nevasca e Garra de Tigre.

Conta para mim aqui nos comentários!

Um comentário sobre ““Gatos Guerreiros”: os ronrons aventureiros da ficção

  1. littrell disse:

    Bom dia !
    Um pouco mais de um ano esse seu post, que somente encontrei agora, pesquisando onde poderia encontrar a sequencia dos livros que aqui no Brasil não tem. Achei um link como abaixo assinado para a editora traduzir e lançar os restantes dos livros…
    Você conseguiu a sequencia em qual idioma ?
    Adorei a serie também, e ficou muito bom esse seu delato do livro, parabens.

    Curtir

Deixe um comentário