Moustache! O “bigode” e sua real importância

Longos e expressivos, o popularmente conhecido “bigode” do gato vai muito além de uma característica, possuindo uma função que muita gente desconhece.

Seu nome correto é vibrissa, e é um tipo de pelo mais longo e mais grosso do que o normal. Sua raiz é 3 vezes mais profunda e estão ligadas profundamente aos nervos faciais, que se conectam a uma área especial no cérebro do gato. Isso faz com que a vibrissa funcione como um detector, que permite que o gato ande no escuro sem esbarrar nos objetos devido aos nervos encontrados na base dos bigodes. Gatos cegos dependem quase que exclusivamente das vibrissas para se movimentar no ambiente.

Muitos donos de gatos já passaram pela seguinte situação: o bichano pára de comer e fica esperando você colocar mais comida sem mesmo ter acabado do pote, ou então mia querendo água, sendo que o pote está cheio. Estas situações podem estar ligadas ao bigode também! Potes muito fundos fazem com que as vibrissas encostem nas laterais, e isto é incômodo para eles, por causa da sensibilidade. Dê preferencia para potes mais largos e bordas mais baixas.

Qual a quantidade de bigodes de um gato?

Não existe um número fixo, mas geralmente são 24 vibrissas, 12 de cada lado separadas em grupos de 4. As duas fileiras superiores podem ser movidas independentemente das fileiras inferiores, proporcionando maior precisão na medição dos espaços. Também existem vibrissas na parte superior dos olhos, queixo e na parte de trás e inferior das patas dianteiras.

Se você ver algum bigode do seu gato pelo chão da casa, não se assuste. É perfeitamente normal eles caírem e nascerem novas em seu lugar, porém em menor frequência que os pelos do resto do corpo.

Quais são as utilidades da vibrissa pros gatos?

Os bigodes do focinho tem em média o mesmo comprimento que a parte mais larga do corpo do gato, permitindo assim que eles tenham noção se passam ou não por alguns lugares e não fiquem entalados.

Os gatos possuem uma incrível visão em ambientes com pouca iluminação, porém, não enxergam muito bem de perto. Portanto, quando eles caçam, precisam “sentir” de alguma forma como a presa está posicionada. Os bigodes na parte de trás das patas, e com menos intensidade os do queixo e do focinho, são essenciais para este fim.

As vibrissas também detectam o humor do seu gato. Se os bigodes estão relaxados e para os lados, ele está calmo. Se estão voltados para frente, o gato está excitado e alerta. Se estão voltados para trás, achatadas contra as bochechas, ele está bravo ou com medo. Obviamente que estas características devem estar relacionadas também com o movimento das orelhas e do rabo para que sejam confirmadas.

Posso cortar os bigodes do gato?

Depois de tudo isso citado acima, fica claro que a resposta é que não! Não é recomendado que faça o corte das vibrissas, pois são sensores naturais e sem eles o gato pode se machucar, perdendo a noção de espaço.

No caso dele estar sem os bigodes (devido a algum acidente ou por ter cortado), o ideal é manter o gato na segurança de sua casa até que as vibrissas cresçam novamente.

Por isso, nunca corte o bigode do seu gato!Mas se isto acontecer, não se apavore! Felizmente o bigode cresce novamente. Então cuide bem dele dentro de casa e evite deixá-lo em ambientes com muitos espaços para desbravar. Lembre-se que qualquer anormalidade que você reparar no seu bichano, sempre procure um Médico Veterinário.

Bom, agora que vocês já sabem da importância dos bigodinhos pros nossos gatos, já aconteceu alguma vez de cortá-los por acidente? Conhece alguém que já passou por isso? Alguma experiência ou dúvida sobre o assunto? Compartilha com a gente suas histórias!

Fonte: resgatinhos.com.brresgatinhos.com.br; gateiro.com.br

Imagens: gatosmania.com; olhar-43.net; resgatinhos.com; portapetgravia.com

Um comentário sobre “Moustache! O “bigode” e sua real importância

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s