Com o que os gatos sonham?

Sempre nos perguntamos se nossos ronrons sonham, e sobre o que eles sonham, principalmente quando vemos eles se mexendo durante o sono. Pois bem, diversos estudos confirmam que os gatos sonham e provavelmente estão sonhando quando eles mexem durante o sono. Porém, de acordo com o jornal britânico Telegraph, quando os gatos acordam abruptamente, não significa que eles estavam tendo um pesadelo. O corpo do gato desliga os músculos de seus braços e pernas para prevenir que o felino reaja ao que ele está vendo no seu sonho. Isso é o que faz com que o gato não saia correndo mesmo quando ele está dormindo. Em alguns gatos, esse desligamento não é completo, fazendo com que esses animais ainda consigam mexer um pouco durante o sono. Quando o movimento é brusco, o gato acorda rapidamente por conta do seu corpo e não do que ele estava vendo nos seus sonhos.

Mas agora, sobre o que os gatos estão sonhando?

 

A história de como a ciência começou a estudar os animais dormindo começou na década de 1960. Naquela época, relatos dispersos começaram a aparecer em revistas médicas que descreviam o comportamento de pessoas e seus movimentos enquanto estavam sonhando – o que foi curioso, porque durante o chamado sono REM (movimento rápido dos olhos), nossos músculos ficam normalmente paralisados.

Os pesquisadores perceberam, então, que induzir um estado semelhante em animais poderia permitir-lhes entender de uma vez por todas com o que os animais sonham. Em 1965, os cientistas franceses Michel Jouvet e J.F. Delorme descobriram, por exemplo, que a remoção de uma parte do tronco cerebral do cérebro de um gato impedia que o animal ficasse paralisado durante o sono REM. Os pesquisadores chamaram isso de “REM sem atonia” (ou REM-A). Em vez de ficarem deitados e paradinhos, os gatos ficaram agitados e passaram a se comportar de forma agressiva.

Isso deu a entender que eles estavam sonhando com coisas que faziam enquanto estavam acordados. Outros estudos realizados desde então revelaram um comportamento semelhante. De acordo com o neurologista veterinário Adrian Morrison, os gatos no REM-A movem suas cabeças seguindo estímulos. Alguns gatos também apresentam um comportamento idêntico aos ataques predatórios, como se eles estivessem perseguindo ratos em seus sonhos. Nos cachorros, eles observaram o mesmo tipo de comportamento durante o sono.

O mesmo acontece em alguns seres humanos também. Sabe quando você vê uma pessoa se mexendo enquanto dorme, quase que atuando? Bom, essas pessoas sofrem de uma condição chamada de distúrbio comportamental do sono REM. Socos, pontapés, saltos e outros movimentos bruscos na cama são algumas das coisas que acontecem com quem tem esse distúrbio. Mas o movimento físico não é a única maneira de saber com o que alguém está sonhando. Pesquisadores agora podem humanamente perscrutar as atividades elétricas e químicas das células cerebrais nos animais enquanto eles dormem.

Em 2007, os cientistas do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos) Kenway Louise e Matthew Wilson registraram a atividade dos neurônios em uma parte do cérebro dos ratos chamada de hipocampo – uma estrutura conhecida por estar envolvida na formação e codificação das memórias.

Eles primeiro registraram a atividade dessas células do cérebro enquanto os animais corriam em seus labirintos, e depois olharam para a atividade dos mesmos neurônios enquanto eles dormiam. Assim, Louise e Wilson descobriram padrões idênticos de disparo durante a corrida e durante o sono REM. Em outras palavras, era como se os ratos estivessem correndo pelo labirinto em suas mentes enquanto estavam cochilando. Os resultados foram tão claros que os pesquisadores puderam concluir a localização precisa dos ratos dentro de seus labirintos de sonhos mentais e mapeá-los em lugares reais dentro do labirinto real.

Os biólogos Amish Dave e Daniel Margoliash, da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, perceberam que a atividade cerebral das aves também segue esse padrão. Os sonhos parecem ser uma simulação da vida real – tanto para humanos quanto para os animais.

O que fazer quando vemos o ronrom agitado durante o sono? (Sonhando):

  • Ao perceber que eles estão sonhando ou muito agitados durante o sono, pode-se chama-los suavemente pelo nome, assim vão assimilar a voz do dono e saber que estão em casa;

  • Nunca tentar acordá-los abruptamente. Eles podem se assustar, e ter alguma reação indesejada. Assim que acordarem devemos aproximar nossa mão ao focinho. O cheiro fará com que haja o imediato reconhecimento cerebral;

  • Esfregar o cobertor do animal na nossa nuca e cabelos também os ajuda a se orientarem no sono.

E você, já viu seu gato sonhando? Já levou um susto com seu gatinho agitado durante o sono? Conta pra gente!

Fontes: Linkanimal.com; BBC.com (What do animals dream about?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s