Meu gato vomitou. E agora?

Precisamos estar sempre atentos aos nossos gatos, reparar em mudanças de comportamento, mudanças na alimentação, mudanças de humor e, principalmente nos vômitos. Não se pode deixar pra lá o fato de o seu gato estar vomitando. É importante analisar a frequência, o aspecto e a coloração e também diferenciar se é regurgitação ou vômito.

Regurgitação

É quando o gato expulsa o alimento pela boca logo após comer. Neste caso nota-se que, geralmente, sai em formato de tubo (formato do esôfago) e os grãos ainda permanecem da forma que o gato os engoliu, praticamente inteiros.

A regurgitação pode ser provocada por alguns fatores como megaesôfago (má formação do esôfago) ou porque seu gato está comendo rápido demais, então entra muito ar junto com a comida.

Se o gatinho está regurgitando com muita frequência, é importante levá-lo ao médico veterinário para identificar a causa.

Vômito

É mais preocupante do que a regurgitação, pois dependendo da causa é necessário levar imediatamente o gato ao pronto socorro.

Seu aspecto, ao contrário da regurgitação, tende a ser mais aquoso e meio amarelado por causa da presença da bile ou amarronzado por causa da ração. Neste caso o alimento encontra-se digerido.

O vômito pode não estar relacionado à alimentação, mas sim com outros fatores como tricobezoar (bola de pelos), engolir objetos como linhas, fios e barbantes e variados problemas de saúde.

Tipos de vômito:

  • Alimentar: aquoso e amarronzado por causa da ração;
  • Biliar: aquoso e amarelado por causa da presença da bile. É um sinal de que não há mais alimento para ser expelido e que não há nenhuma obstrução na saída do estômago;
  • Pelos: consistente e em formato tubular. Mais comum em animais de pelos longos, mas também ocorre em animais de pelos curtos. Como os gatos têm o hábito de se lamber, acabam ingerindo muitos pelos que se acumulam no estômago e irritam a mucosa gástrica, fazendo o gato vomitar até expelir a bola de pelos. Por isso é muito importante escovar constantemente o pelo do seu gato;
  • Vômito com sangue: aquoso ou pastoso, pode ter manchas de sangue ou ser de cor vermelho escuro intenso. É menos comum e pode estar associado a diversas causas como gastrite, insuficiência renal ou envenenamento. Neste caso levar o gato imediatamente ao médico veterinário;
  • Fecal: vômito com fezes. Raros em gatos, mas indica uma grave obstrução gastrointestinal e deve ser tratada com urgência.
  • Outras causas são: medicação, doença intestinal inflamatória, alergia alimentar, gastrite, linfoma alimentar, obstipação (quando não consegue evacuar), parasitas intestinais ou gástricos, diabetes, hipotiroidismo, doença renal crônica, problemas do fígado, pancreatite, intoxicação por plantas, dor intensa e distúrbios neurológicos.

 

>> Leia também: Alergia alimentar em gatos

O vômito pode ocorrer esporadicamente e não ser causado por nada que prejudique a saúde do gato. No entanto, se começar a ocorrer diariamente ou mesmo semanalmente, é hora de levar seu gato até uma clínica veterinária para que seja feito o diagnóstico e seja prescrito o tratamento.

Para o diagnóstico é possível que o animal tenha que fazer alguns exames como radiografia, ultrassom, hemograma e outros, conforme necessidade.

Já o tratamento vai depender da causa. Dependendo, será necessário medicação, fluidoterapia se houver desidratação, reposição de eletrólitos e no caso de bolas de pelos é interessante dar graminha de gato, que ajuda bastante na eliminação.

>> Leia também: Graminha para gatos

Fontes: CachorroGato, Portal Medicina Felina, Hill’s Pet

Fotos: Yabada, Bolsa de Mulher Pet, El diario de Gala

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s