Olhos dos gatos

Na natureza encontramos belezas fantásticas de diversas formas e cores. O olho do gato é uma dessas. De extrema expressividade, de cores vibrantes ou suaves, de diversos desenhos, cada qual com sua admirável singularidade. Quem já não se perdeu nesse olhar?

Os olhos dos felinos chamam atenção pela beleza mas também por outros muitos fatos curiosos. Você sabia que, em proporção ao corpo, os gatos têm os maiores olhos entre os mamíferos?

Por que os olhos dos gatos brilham?

No fundo dos olhos dos felinos há uma camada chamada Tapetum lucidum, que reflete a luz recebida e, assim, faz os olhos brilharem. Essa reflexão permite que os gatos enxerguem melhor com baixa luminosidade.

É verdade que eles enxergam no escuro?

Eles não enxergam na escuridão total, mas os olhos são adaptados para enxergar com pouca luz, sendo necessário só 1/6 da luminosidade que a gente precisa. A pupila dos gatos tem uma expressiva dilatação no escuro, o que permite que absorvam o máximo de luminosidade que necessitam pra enxergar.

E como é a visão deles durante o dia?

Durante o dia eles têm 10% da nossa visão. Eles conseguem ver bem objetos distantes e são sensíveis ao movimento, mas enxergam sem nitidez os objetos mais próximos.

Por que na luz as pupilas têm formato de fenda vertical?

Segundo pesquisadores, caçadores como os gatos precisam ser bons em medir profundidade e distância e esse formato das pupilas beneficia isso.

Os gatos enxergam cores?

Essa ainda é uma questão que tem sido estudada. Mas estima-se que eles consigam distinguir as cores violeta, azul, verde e amarelo. Já vermelho, laranja e marrom eles possivelmente enxergam em tons de cinza.

Através dos olhos dos gatos podemos saber se ele está doente, se está se preparando pra atacar, se está assustado, se está transmitindo carinho etc. Mas como ele transmite esses sinais?

Meu gato está doente?

Preste atenção na terceira pálpebra ou membrana nictitante, que é uma pelinha branca no canto interno dos olhos dos gatos. Geralmente ela fica pouco visível, mas se o gato estiver doente ela pode cobrir boa parte dos olhos.

Como ele emite carinho com os olhos?

Já reparou no seu gato dando piscadinhas pra você? E já deu uma piscadinha pra ele e ele retornou com outra piscada? Pois dizem que, quando o gato faz isso, ele está demonstrando afeto, amor. Então, sempre que seu gato der uma piscadinha pra você, retribua o gesto!

Outras curiosidades:

  • Gatos têm visão panorâmica de 200º, enquanto nós temos de 180º.
  • Geralmente gato branco de olho azul é surdo.
  • Todo gato nasce com olhos azulados, depois a cor vai se alterando ou fica azul mesmo.
  • Os olhos dos gatinhos abrem-se em média com sete dias de idade.

 

Fontes: Mundo dos animais, Resgatinhos, Beco dos gatos, Dicas peludasDiário de Biologia

Fotos: Summoners War WIki, Speed Lighter, WallPapers CraftEu Amo Meu Dono, Igor Batatinha

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s