Comportamento felino e os hábitos estranhos dos gatos

 

 

Todo dono de gato sabe que eles têm comportamentos, digamos, especiais. Estranhos mesmo, alguns incompreensíveis. Mas é justamente isso que faz com que eles sejam tão especiais, não é mesmo?

 

Vamos conhecer alguns destes hábitos? (Deixe nos comentários curiosidades sobre seus gatos)

 

Leia mais: Dicas para receber seu primeiro ronrom em casa

 

 

Gatos ❤ caixas

Sim, eles amam. Você gasta zilhões de reais com um arranhador ou um brinquedo que faz mil coisas, mas, no final, é a caixa que eles querem. Segundo a revista Galileu, há um motivo interessante para esse comportamento: os gatos se sentem seguros e menos estressados. 

 

 

Eles saem correndo do nada (e dão altos sustos)

 

 

 

Você está em casa, assistindo TV ou lendo, e o seu gato está ali, no canto do sofá dormindo um sono que parece eterno, mas poucos segundos depois ele acorda e sai correndo feito um doido pela casa. Eventualmente, até ataca o seu pé.

 

Felinos são caçadores natos. Além disso, eles têm uma audição apurada. Por isso, algo pode ter chamado atenção do seu gato e ele reagiu. Simples assim.

 

Se você tem um gato só em casa, é possível que ele brinque que você é a presa dele, por isso te “ataca”. Se você tiver condições de ter dois animais em casa, tenha. Assim, eles brincam entre eles e seu pé sai ileso.

 

Ah! Esse comportamento também evidencia a importância de ter telas em casa. Ao tentar caçar um passarinho ou um inseto, eles podem se distrair e cair. Isso acontece mesmo. Por isso, é melhor garantir a segurança do seu gatinho telando a casa ou apartamento.

 

 

Gatos amassam pãozinho

 

 

 

Uma das atitudes mais adoráveis dos gatos é essa: amassar pãozinho. Esse hábito tem a ver com a infância dos felinos. Eles faziam isso para estimular a saída de leite das mamas da mamãe gato. Quando estão tranquilos e confortáveis, continuam fazendo isso, especialmente antes de dormir. É um comportamento normal e que demonstra carinho.

 

Alguns deles, quando desmamados muito cedo, podem também “mamar” em caminhas, roupas, cobertores e até em outros gatos. Isso também é normal e uma demonstração de afeto.

 

 

Arranham móveis

 

 

 

Se você não tem gatos e quer ter um, preste muita atenção. Gatos arranham móveis, especialmente sofás e camas boxes. Claro que, com paciência, é possível ensiná-los a usar arranhadores específicos pra isso, mas até lá, se prepare.

 

Eles fazem isso para afiar as unhas (eles são caçadores, lembram?). E também para marcar território. Ao arranhar algo, o gato diz: “passei por aqui” e “isso é meu”. Há alguns tecidos que ajudam a evitar esse problema (como o suede
para sofás). Além disso, há algumas cantoneiras que podem ser instaladas no canto do sofá ou cama, que é o local preferido dos gatos (aqui tem uma opção).

 

 

Gatos acordam os donos

 

 

É sábado, é feriado, é sua folga. Não importa. Gatos não sabem da sua agenda, humano. E não sao obrigados a saber. Eles querem atenção porque, sim, eles amam você. Gatos se acostumam à rotina e sabem exatamente a hora em que os donos vão acordar. Por isso, eles vão dar um jeito para que você levante, dê a comida ou limpe a caixinha. Não é impossível evitar que eles tenham esse tipo de mania, mas exige paciência. E você vai acabar cedendo, acredite.

 

 

Amam água da torneira

 

Gatos adoram água corrente. Eles preferem porque é mais fresco e limpo. Os felinos são exigentes quanto à limpeza do que bebem. Por isso, a água da torneira parece deliciosa. Só que vira uma mania. Você não pode chegar perto da pia que já vem o gato pedindo pra tomar água.

 

Esse comportamento também pode ser prejudicial, uma vez que eles podem desacostumar a beber a água do pote. E, quando não tiver ninguém para abrir a torneira, eles podem ficar desidratados e desenvolverem insuficiência renal. Para contornar esse problema, invista em fontes e potes de cerâmica esmaltada ou alumínio.

 

Seu gato tem alguma esquisitice? Deixe seu comentário!

 

 

 

 

Um comentário sobre “Comportamento felino e os hábitos estranhos dos gatos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s