O que o seu gato está comendo?

Para entender a importância da ração para a saúde do seu ronrom, devemos pensar que é dela que seu gato retira os nutrientes que precisa para viver. Basicamente, se a ração tem falta de algum nutriente, o corpo do seu gato terá falta dele também, e se a ração tem excesso de alguma coisa (tipo sal e corantes), o corpo do seu gato também terá excesso.

 

Para saber se uma ração é de qualidade, é preciso ler e analisar bem os ingredientes na embalagem. Veja o que você precisa saber sobre os ingredientes utilizados nas rações e o que o seu ronrom precisa para ter uma alimentação saudável:

Ingredientes descritos na embalagem:

 

Na hora de ler a embalagem da ração para analisar seus ingredientes, é preciso ficar atento. Apesar de não ter a quantidade de cada ingrediente, eles vem em ordem decrescente, ou seja, o que tem em maior quantidade na ração, vem primeiro. Mas, na indústria de rações para pets, existe uma prática de rotulação chamada ‘splitting’ (‘repartição’, ou ‘dividindo’, em inglês). Os fabricantes querem que você pense que o principal ingrediente é alguma carne, e por isso dividem os produtos de milho em várias categorias.

 

Por exemplo: em um pacote de ração para gatos da marca X, os ingredientes do rótulo são listados nessa ordem: Farinha de sub-produtos de frango, milho moído, trigo, farinha de glúten de milho, farinha de soja, farelo de arroz, etc.A maioria das pessoas ao lerem esse rótulo presumirão que ‘farinha de subprodutos de frango’ é o principal ingrediente, oferecendo uma fonte ampla de proteína. Errado. Na verdade, o milho é o primeiro ingrediente dessa ração para gatos. Para dar a impressão de que a fonte proteica é o principal ingrediente nessa ração, o fabricante dividiu o milho em duas categorias: milho moído e farinha de glúten de milho. Mas se você contar o total de todas as formas de milho utilizadas e contar o total de todas as fontes de proteína verá que o milho é muito mais abundante.

 

Conservantes:

 

BHT, BHA e Etoxiquina são conservantes químicos. Há suspeitas de que o uso do BHT possa causar câncer a longo prazo. O uso dele é proibido em alguns países. A Etoxiquina é usada também como pesticida. Quase todas as rações do mercado brasileiro, mesmo as Premium e Super Premium, contém esses conservantes.

 

Segundo as marcas de rações nacionais que se posicionam sobre o assunto: “BHA e BHT são aprovados pelo FDA e pela AAFCO, órgãos internacionais que regulamentam o uso dos ingredientes na alimentação animal. Os antioxidan
tes são utilizados para ajudar na conservação dos alimentos, evitando a deterioração ou ranço e a produção de compostos tóxicos resultantes do processo de oxidação” e ainda “O BHA pode ser encontrado, por exemplo, na manteiga, em carnes, em cereais, em pastilhas elásticas, em batatas desidratadas ou na cerveja. Ele foi acrescentado pela Comissão Europeia na lista dos aditivos autorizados nos alimentos para animais com um teor máximo de regulamentação de 150 mg/kg de alimento”.

 

Os conservantes naturais são a vitamina E (tocoferol), vitamina C (ácido ascórbico), essência de alecrim e ácido cítrico. Procure por esses ingredientes no rótulo.

 

Subprodutos:

 

Nas rações são utilizados subprodutos e não carne. O que gera bastante crítica também, é o uso de cereais, como o milho por exemplo. Alegam que pode causar obesidade e diabetes. Procure por uma ração que não tenha os cereais como ingrediente principal, e sim, no máximo, secundário.

Avaliação do Inmetro

 

O Instituto Nacional de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial analisou as rações para cães e gatos em 2001. Infelizmente são dados desatualizados, mas vale dar uma conferida.
;http://www.estadao.com.br/arquivo/economia/2001/not20010720p13856.htm

 

Rações Naturais

 

Vendidas no Brasil:

(Contém subprodutos, cereais e/ou transgênicos, porém sem conservantes químicos.)

 

Gran Plus, da Guabi

Composição: Farinha de Vísceras de Frango, Figado de Frango, Arroz Quebrado, Milho Integral Moído, Carne de Frango, Óleo de Frango, Farinha de Peixe, Glúten de Milho-60, Levedura Seca de Cervejaria, Casca de Soja, Óleo de Peixe, Óleo de Canela, Óleo de Linhaça, Polpa de Beterraba, farelo de Trigo, Óleo Vegetal, Ovo Integral Desidratado, Psyllium, L-Carnitina, Cloreto de Sódio, Fosfato Bicálcico, Carbonato de Cálcio, Ácido Fosfórico, Ácido Propiônico, Cloreto de Potássio, Sorbato de Potássio, Glucanos, Palatabilizante, Mannan-Oligossacarideos, Inulina, Extrato de Yucca, Essência de Alecrim, Tocoferol, Ácido Citrico, Premix Vitamínico e Mineral, Taurina, Lisina, Metionina.

 

Natural, da Guabi

Composição: Carne de Frango, Arroz Integral, Fígado de Frango, Farinha de Vísceras de Frango, Glúten de Milho, Óleo de Peixe Refinado, Gordura de Frango, Fibra de Ervilha, Polpa de Beterraba, Fibra de Cana, Psyllium em Grão, Proteína Isolada de Soja, Levedura Seca de Cervejaria, Arroz Quebrado, Ovo Desidratado, Hidrolisado de Figado de Frango, Essência de Alecrim, Tocoferol, Ácido Cítrico, Prebióticos (mannan-Oligossacarideos, Inulina), Extrato de Yucca, Sulfato de glicosamina, Sulfato de Condroitina, Beta-Caroteno, L-carnitina, Lisina, Metionina, Triptofano, Taurina, Vitaminas (A, D3, E, K, C, B1, B2, B6, B12, Ácido Pantotênico, Ácido Fólico, Niacina, Biotina, Cloreto de Colina), Minerais (Cloreto de Sódio (Sal Comum), Carbonato de Cálcio, Cloreto de Potássio, Óxido de Zinco, Sulfato Ferroso, Sulfato de Cobre, Monóxido de Manganês, Iodato de Cálcio, Selenito de Sódio), Minerais Quelatados (Manganês Quelatado, Selênio, Zinco Quelatado, Cromo Quelatado), Premix Vitamínico e Mineral.

 

Equilíbrio, da Total Alimentos (Gatos Adultos Salmão)

Composição: Carne mecanicamente separada de frango, farinha de peixe, arroz quebrado, milho integral moído, farelo de glúten de milho-60, levedura seca de cervejaria, fígado de frango, semente de linhaça, gordura de frango, óleo de peixe refinado, óleo de soja degomado, polpa de beterraba, psyllium, inulina, óleo mineral, aditivo antioxidante (tocoferol e essência de alecrim), fosfato bicálcico, cloreto de colina, DL-metionina, taurina, mannanoligossacarídeos, ácido fosfórico, cloreto de potássio, extrato de yucca schidigera, hexametafosfato de sódio, ácido fólico, ácido pantotênico, cloreto de colina, vitamina A, vitamina B1, vitamina B12, vitamina B2, vitamina B6, vitamina D, vitamina H, vitamina K, vitamina PP, vitamina E, vitamina C, cobre quelatado, ferro quelatado, manganês quelatado, levedura enriquecida com selênio, zinco quelatado, iodato de cálcio.

 

Obs: A ração N&D (Natural&Delicious) da Farmina, não tem cereais, mas contém os conservantes químicos e subprodutos.


;Vendidas no exterior:
;(Não contém subprodutos, cereais, nem conservantes químicos. É possível importar.)

Algumas marcas que você pode procurar: Orijen; Now Fresh; Go Natural; Wellness; Solid Gold; Blue Buffalo; Taste of the Wild; Wholesome Blend e Lifetime; Acana; Nature’s Variety; Pinnacle; Holistic Blend.

 

Fonte: Babá de Animais – Ingredientes das rações para gatos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s