Benefícios da Castração

 

Os gatos são animais com uma enorme capacidade de reprodução. As ninhadas são numerosas, e a gata pode ter o primeiro cio aos 6 meses, e pode ter 4 ninhadas por ano. Para evitar tantos gatinhos que acabam abandonados nas ruas, opta-se pela castração – que traz também muitos outros benefícios. As vantagens de castrar seu gatinho são inúmeras, e o processo é muito mais simples do que muitos imaginam. 

Existem basicamente três formas conhecidas de controlar a reprodução de gatos, mas a castração é a mais eficaz:

 

– Pelo isolamento do animal

O isolamento dos gatos impede a reprodução mas não o estresse, já que a causa do problema não é eliminada. Nas fêmeas, o estresse pode acarretar no encurtamento do anestro, isto é, os intervalos entre cios ficam cada vez menores, até quase não existirem. No caso dos machos, o problema assume outras dimensões: o gato marca território (e a urina dos gatos possuem odor extremamente forte e difícil de se eliminar por completo).

 

– Com o uso de medicamentos

Muitas pessoas optam por dar anticoncepcional para suas gatas (em comprimidos ou injeções), sem se dar conta que o uso desses medicamentos acarreta inúmeras e graves complicações de saúde, que diminuem a longevidade do animal e que vão obrigar o proprietário, mais tarde, a tratamentos caros e dolorosos para os animais.

 

– Pela castração

Por fim, quando devem pensar sobre a castração, muitas pessoas têm pena ou medo do procedimento, mas a cirurgia no gatinho é bastante simples, bem como a recuperação, e os benefícios são inúmeros.

 

O que é a castração?

 

A castração é um procedimento cirúrgico simples. Castração é o termo mais apropriado a se utilizar, e compreende a retirada cirúrgica dos órgãos produtores de células reprodutivas (testículos, nos machos e ovários, nas fêmeas, sendo que nas fêmeas é retirado também o útero). O termo técnico para estas cirurgias são: orquiectomia bilateral, para os machos e, ovariohisterectomia, para as fêmeas. O termo esterilização vem sendo erroneamente empregado, pois é mais adequado ao processo de eliminação de agentes contaminantes em ambientes, equipamento e materiais cirúrgicos e hospitalares.

;A castração de machos e de fêmeas são cirurgias que impedem a procriação. Deve ser realizada, única e exclusivamente por um Médico Veterinário e existe uma necessidade do mesmo estar sob anestesia geral.

;A castração de machos é mais fácil e mais rápida (a cirurgia, em si, dura em média 10 minutos, porém profissionais treinados a realizam em até menos tempo), e requer menos cuidados no pós-operatório. São retirados os testículos e alguns órg
os adjacentes, enquanto que nas fêmeas, requer alguns dias de atenção pós-operatória até à cicatrização. A cirurgia equivalente, em fêmeas dura em média dura entre 5 a 15 minutos.

 10 grandes motivos para castrar o seu ronrom

 

1. A castração previne o aparecimento de doenças, como o cancer de útero. Fêmeas castradas reduzem em até 90% as probabilidades de desenvolver cancer de mama.
;
;2. As fêmeas e os machos não ganham peso após a castração. Em alguns casos, ocorre aumento do apetite, porém, desde que haja um controle na dieta, após a cirurgia, esse problema não ocorre.
;
;3. Castrar evita o sofrimento, seja ele físico ou mental, tanto para fêmeas quanto para machos.
;
;4. Evita que nasçam filhotes indesejados ou para os quais você não está capacitado ou não tem condições financeiras de suportar.

 

5. Gatos não castrados podem miar initerruptamente, quando no cio. Ao castrá-los, eles deixam de sofrer e você também.

 

6. Na maioria das vezes os animais tornam-se mais dóceis e meigos.
;
;7. A ausência do interesse sexual reduz a ocorrência das fugas para a rua  na busca de fêmeas, de lutas pelo território ou por uma parceira sexualmente ativa.

 

8. A castração diminui em cerca de 70% o instinto de marcação de território com a micção. Seu gato certamente não ficará mais urinando pela casa, melhorando substancialmente esse comportamento inoportuno.

 

9. A relação custo-benefício é muito relevante. O preço de um procedimento como este pode variar, sendo que a cirurgia na fêmea é mais cara por ser mais demorado e delicado. Mas não se esqueça que, quando comparado com os custos de repetidas idas ao veterinário para tratar de animais feridos depois de brigas ou de atropelamento quando de fugas, por exemplo, ou os custos referentes aos cuidados necessários à mãe dos filhotes, mais alimentação, vermifugação e vacinação dos filhotes. Isto, com certeza resultará em despesas veterinárias bem mais elevadas. A castração comporta um custo único que é diminuto quando considerados os seus benefícios.

 

10. para manter o equilíbrio populacional e conter as zoonoses (doenças transmissíveis entre animais e o homem).

 

Nós do Adote um Ronrom apoiamos a castração. Castração é um ato de amor. Castre seu ronrom 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s