Como proteger os gatos em época de fogos de artifício

 

Seja por causa de jogos de futebol ou nessa época de fim de ano, por causa da virada, fogos de artifício são uma fonte de angústia e sofrimento para os pets. Muitas vezes é inevitável que eles estejam num local em que vai haver fogos, então seguem nossas dicas para proteger o animal e minimizar o estresse:

 

– Em primeiro lugar, evite fugas e acidentes. O barulho dos fogos é percebido com uma intesidade muitas vezes maior pelos animais do que por nós. Isso os desorienta, pode deixá-los agressivos e fazer com que tentem sair correndo, sem perceber para onde estão indo. Se seu gato tem alguma chance de fugir, deixe-o dentro de casa no dia 31. O ronrom tem a política de doar animais apenas para casas e apartamentos telados, se você não tem tela nas janelas e sacadas ainda, pode ser uma boa ideia providenciar as telas e evitar a chance do seu animal fugir, ser atropelado, cair, se machucar, brigar, ser envenenado e etc. 

 

– Prepare um quarto para ele. Tire objetos de vidro, que ele pode quebrar e se cortar. Feche as janelas, faça o máximo possível para abafar o som da rua. 

 

– Gatos gostam de se esconder, então prepare uma toca para ele. Em casa nós liberamos um espaço no armário para os gatos no dia da virada. Eles amam ficar no armário, geralmente não deixamos por causa das roupas, mas no dia 31 a gente libera um espaço, coloca um edredon que eles têm lá dentro e deixamos a porta semiaberta. Geralmente eles já gostam de ficar lá, então assim que começa o barulho eles correm para dentro. 

 

– Em hipótese alguma deixe seu gato preso a uma coleira na hora da virada. Em geral gatos não gostam de coleiras, mas nessa hora em particular ele pode se enforcar tentando escapar. Evite deixar fios e coisas nas quais ele possa se enroscar. 

 

– Se você tem mais de um gato, e eles tendem a brigar, deixe-os separados nesse dia. O susto pode fazer com que eles briguem e se machuquem.  

 

– Outra alternativa para acalmar o gato é o feliway, já usei para evitar arranhões no sofá, achei o resultado muito bom. Ele também é usado para acalmar o animal, em geral. Pode ser tanto o difusor, que é ligado na tomada, quando o spray, que você borrifa antes do animal entrar no cômodo (e longe dele). 

 

– Se você puder, fique em casa na hora da virada. Assim o animal vai saber que não está sozinho, e que tem a companhia de uma pessoa que em quem ele confia. 

 

– Tremores, tentativa de fuga, xixi e cocô em locais inapropriados, entre outros comportamentos podem ser motivados pelo estresse causado pelo barulho dos fogos, que podem causar até convulsões. Se seu gato estiver muito alterado no dia 1, leve-o ao veterinários. 

 

– E se você puder, por favor, não solte fogos. Os felinos, muita gente e muitos outros animais agradecem. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s