Areia biodegradável para gato

 

 

Uma das questões que os gateiros se perguntam é se existem outras opções de areia além daquelas que todo mundo conhece, e encontra em supermercados em geral: a de argila e a sílica.

 

Apesar de práticas, elas não são biodegradáveis e conseguem mascararar um pouco do cheiro da urina dos gatos. No meu caso, que sofro de rinite, a sílica ainda é pior porque me faz ter umas crises alérgicas absurda (se você tem gato e anda com muita alergia esse pode ser o motivo). 

 

Uma das opções é usar a areia de argila, que é a mais comum e mais barata, e para torná-la mais eficiente acrescetar bicarbonato de sódio – que praticamente elimina o odor – e farinha de mandioca e sal grosso, que ajudam a formar um torrão mais firme e também aumenta o rendimento da areia. O bicarbonato já testei e me surpreendeu, ajuda mesmo com o cheiro. Já a farinha de mandioca e o sal grosso são dica de outra voluntária do ronrom, que também assina embaixo, ela diz que é ótimo. O único porém é que tem que ser farinha da mais grossa. 

 

Outra opção é usar serragem. Assim como se usa na gaiola de roedores, dá para usar na caixinha do gato também. Você pode até ir em uma madeireira e ver se eles tem serragem grossa, que também pode ser chamada de maravalha. Algumas madeireiras dão esse produto, outras vendem. O importante é que seja de madeira que não tenha sido tratada com produtos químicos ou agrotóxicos, que podem fazer mal par ao gato. 

 

Uma outra opção ainda é comprar um granulado feito de madeira para gato que se chama Pellet Cat. Soube dele pela Cristal, ela adora. A Cristal criou um projeto para tentar viver um ano sem produzir lixo, então tentou minimizar a produção de lixo da gatinha dela também. Se esse tema te interessa, esse aqui é o blog dela

 

Também existe um outro que é feito de farinha de cereais que se chama Katbom. Alguém já usou esse? Se já, conta para a gente se é bom aí nos comentários, por favor. 

 

Tem gente que faz areia para o gato batendo no liquidificador jornal com água. Depois de coado e seco ele forma flocos, mas a tinta do jornal tem tantos produtos químicos e metais pesados que não me parece boa ideia fazer isso. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s