10 ideias de mobiliário criativo para quem tem gato

Adaptar a casa para os hábitos e necessidades dos ronrons pode ser um desafio, principalmente em tempos de espaços e apartamentos cada vez mais compactos. Mesmo assim, com algumas modificações e boas ideias, qualquer local com muitos ou poucos metros quadrados pode se transformar em um excelente lar para os felinos.

 

Mundo afora, já são vários os projetos de decoração assinados por designers cuja premissa é transformar a residência em um verdadeiro playground para os gatos – vale lembrar que brincar é superimportante para a saúde dos bichanos. Confira abaixo 10 ideias que vão inspirar você a ter uma casa ainda mais adaptada para gatos.

 

1. Parquinho de prateleiras

 

Tudo bem que os playgrounds das fotos abaixo são superelaborados e assinados por designers, mas a instalação de prateleiras e nichos geralmente é a maneira mais fácil e barata de criar diversos níveis de escalada para os gatos subirem e brincarem. Inspire-se e distribua madeiras de diferentes tamanhos e cores pelas paredes livres da residência. Além de entreter o ronrom, pode funcionar como uma linda decoração.

 

 

 Design: Trillium Enterprises /  Fonte: Bored Panda

 

 Design: Asahi Kasei / Fonte: Hypeness

 

 Design:
MC Escher

 

 Design: Ururu / Fonte: Hypeness

 

 

 

2. Sofá-túnel

 

Criado pelo designer Mun Seungi, o sofá foi feito para contemplar em um só móvel as preferências de humanos e felinos (qual gato resiste a um buraquinho escuro onde se enfiar?). O criador do projeto também tem outros móveis pet friendly no currículo. Neste link também dá pra ver algumas etapas da criação e da montagem do sofá-túnel.

 

3. Armário com banheiro

 

Vale para dar mas privacidade ao gato na hora de fazer as necessidades e também para esconder a caixa sanitária. Neste móvel da Pardini Hall, o compartimento menor serve para armazenar ração, medicamentos, brinquedos e outros itens do pet. Por uma abertura na lateral do móvel, o gatinho acessa a parte maior do gabinete, onde fica a caixa de areia. Uma solução superssimples para quem precisa deixar a caixa em espaços de convivência humana. Mas atenção: alguns gatos podem não se adaptar a essa configuração, com a caixa dentro de um espaço fechado. Caso queira investir em algo similar, faça um teste e priorize sempre as necessidades do animal.

 

 

 

4. Árvores e torres de escalada

 

Há várias marcas que comercializam tanto as torres ou árvores prontas ou em módulos para você montar em casa de acordo com o espaço disponível. À esquerda, a árvore da CatissaCatTrees vai presa na parede, com quatro nichos aéreos e escadinha. Já o modelo da marca Ronron (à direita) é presa ao chão e possui cinco níveis com prateleiras e nichos vazados, possibilitando escaladas por dentro e por fora do móvel. Serve tanto para filhotes quando para gatos adultos.

 

 

 

5. Mesa e cadeira com rede

 

Essa é uma ideia bem fácil e adaptar aos móveis já existentes na casa. Um tecido amarrado aos quatro pés se transforma em uma bela caminha para o ronrom. Na foto, a mesa de centro desenhada por Koichi Futatsumata comercializada pela E&Y)  e a rede da Catcrib, que pode ser adaptada a qualquer cadeira.

 

 

6. Estante adaptada

 

Parece uma estante de livros comum, mas a diferença é que ela já vem com alguns espaços próprios para os gatos escalarem – já que eles farão isso de um jeito ou de outro, a escadinha pelo menos evita que eles derrubem livros e outros objetos no percurso. Design de Corentin Dombrecht.

 

 

 

7. Mesa com jardim

 

Outra ideia que promete fazer sucesso com os ronrons é a mesa com jardim acoplado. Gatos adoram cheirar e mordiscar grama, ervas e outras plantas. A mesa do Made from Scratch é feita com madeira de demolição, enquando a Koi Forest utiliza pallets (confira o passo a passo para fazer a mesa – em inglês). Para criar o jardim, confira o post sobre os benefícios e alguns perigos oferecidos por certas plantas no blog do Ronrom.

 

 Design: Emily Wettstein / Fonte: Hypeness

 

 

Design e fonte: Made from Scratch

 

Design e fonte: Koi Forest


 

8. Móveis com arranhadores

 

Estes móveis economizam espaço pois unem o arranhador a funcionalidades próprias dos humanos. Também são ideias fáceis de adaptar em pés de mesas, cadeiras, bases de estantes e outras peças do mobiliário já existente na residência.

 

 

 Fonte: Life Hacker

 

 Design/fonte: Modernist Cat

 

 

9. Gaiola externa

 

Dica interessante para quem mora em casa e precisa manter os gatos dentro da residência, evitando fugas e a contração de doenças na rua. Garanta mais contato do pet com o ambiente externo nessas gaiolas presas às paredes da casa. A da foto possui diversos níveis de altura e contorna boa parte da residência, além de estar conectada com o interior da casa. Achado Nekomono via Hypeness.

 

 

10. Playground no teto

 

Qual parte das casas e apartamentos não costuma ser ocupada por móveis? O teto! Por isso está ideia há de caber em qualquer residência, guardadas as devidas proporções. Um verdadeiro parque de diversões nas alturas. O da foto foi criado pela empresa alemã Goldatze (site em alemão). Fonte: Bored Panda.

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s