Sexta-feira 13 e os gatos pretos

 

 

Todo mundo já ouviu falar que ver gato preto dá azar, né? Isso obviamente é uma grande mentira/lenda/superstição popular que se originou na Idade Média, quando os felinos de pelagem preta passaram a ser associados às mulheres então consideradas bruxas, mas há quem acredite.

 

O que existe de fato é uma procura, ou melhor, uma “caça” por gatos dessa cor principalmente perto de datas como as sextas-feiras 13, por parte de pessoas que pretendem usar os animais em rituais e também em “brincadeiras” envolvendo maus tratos e violência.

 

A ONG Adote um Gatinho, de São Paulo, afirma que já realizou resgate de gatos com a boca e os olhos costurados, por exemplo. Por isso, sempre que uma sexta 13 se aproxima, recomendamos que os gatos pretos recebam cuidados redobrados no sentido não ficarem soltos com acesso livre à rua – mas lembramos que qualquer gato, de qualquer cor, está sujeito a perigos e a doenças ao ficar solto.

 

Ah, e detalhe: pouca gente sabe, mas os gatos inteiramente brancos também são visados para esse fim. Evite também doar gatos pretos ou brancos perto dessas datas.

 

 

Você sabia?

 

> Existem algumas características comportamentais que podem ser associadas com a cor da pelagem dos gatos. De acordo com a pesquisadora Temple Grandin, do livro Os Animais nos Fazem Humanos, os gatos pretos são mais sociáveis, pacíficos, amigáveis e mais propensos a viver em grupos do que os gatos de outras cores.

 

> Na Pérsia, maltratar um gato preto era considerado equivalente a prejudicar um espírito amigo e também a si próprio.

 

> No Reino Unido, a ONG Cats Protection instaurou o dia 27 de outubro como o Dia de Celebração do Gato Preto, comemorado desde 2011 com campanhas de conscientização, concursos online e outras atividades.

 

> Na mitologia egípcia, a deusa Bastet, que tem a cabeça de um gato preto, é a divindade associada ao sol, à lua e à proteção das mulheres, sendo também considerada a deusa da fertilidade.

 

> Desde a Antiguidade até os dias de hoje, é comum que gatos façam parte da “tripulação” de embarcações – inclusive os pretos! – para ajuda
r no combate a ratos e outros roedores.

 

 

Fontes:

http://www.linkanimal.com.br/gatos/6-razoes-adotar-gatos-pretos/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Gato_preto

 

 

 Imagem: Fernanda Pacheco / mmkittens.com

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s