Dicas para alimentar bem seu gato

Esse é um dos ambientes do Ronrom. Foto: Laura Tosetto Longo

 

Gatos são carnívoros. A alimentação deles deve conter grande quantidade de proteína animal. A única exceção para essa regra são casos de doenças onde a ingestão de grandes quantidades de proteína não é recomendada.

Os rótulos de ração informam a porcentagem de proteína que a fórmula contém, mas infelizmente não é um valor exato, e sim uma quantidade mínima e/ou máxima. A quantidade de carboidratos da ração deve ser pequena, mas nenhum rótulo contém essa informação. Alguns veterinários (como Lisa Pierson, respeitada veterinária dos EUA) recomendam uma porcentagem máxima de 15% de carboidratos, mas é muito difícil encontrar rações com teor de carboidrato tão baixo. Valores próximos a essa indicação são mais comuns em rações úmidas.

 

Para calcular a porcentagem de carboidratos, em geral, é preciso fazer uma subtração a partir de 100%, com os valores de outros nutrientes e substâncias indicados no rótulo (proteína, extrato etéreo, umidade, etc.). O que sobrar será a quantidade de carboidratos da ração.

 

Ração Comercial

 

Existem três tipos: standard, premium e super premium. Algumas rações escrevem na embalagem: super premium. Mas isso não quer dizer que ele se encaixe nessa classificação, ok? É como toda publicidade: o melhor desengordurante, o melhor detergente, etc. Eles escrevem isso, mas não quer dizer que seja verdade…

As características de cada tipo:

 

Standard: proteína de qualidade inferior e/ou com grande porcentagem de origem vegetal. Geralmente contém aromatizantes e palatabilizantes, substâncias que tornam a ração mais apetitosa para os bichanos e que podem ser gordura, produtos químicos, coisas que não fazem bem para a saúde do animal em geral, assim como conservantes e corantes, que também são usados neste tipo de ração. Exatamente por essas características é o tipo de ração mais barato e pode ser comprada em supermercados.

 

Premium: é uma intermediária entre a standard e a super premium. Contém proteína e ingredientes de melhor qualidade, e algumas não possuem corantes (premium especial). Nem sempre são encontradas em supermercados.

 

Super premium: A proteína da ração super premium é de melhor qualidade que a premium e a standard, e geralmente a quantidade de proteína de origem vegetal é reduzida ou nula. Não contém corantes e raramente palatabilizantes. As fezes dos animais tendem a ser menores e a produzirem menos cheiro desagradável. Só podem ser compradas em Pet shops e são mais caras que as standard e as premium.

Ração de uso clínico: ração especial para animaizinhos com algum problema de saúde, só devem ser utilizadas quando indicadas pelo veterinário. Entre as doenças tratadas estão: diabetes, obesidade, problemas intestinais e digestivos, problemas urinários e renais.

 

(Essas informações foram retiradas do site vetdadepre.com.br).

 

Ou seja: ração super premium, de melhor qualidade, é mais cara. No Ronrom a ração oferecida para os gatos é premium e super premium. Essa escolha tem vários motivos. Primeiro: quanto melhor a alimentação, menor a chance de doenças. Principalmente num ambiente com muitos gatos, isso faz bastante diferença. Não adianta economizar na ração e gastar horrores com veterinário e tratamentos, que além de tudo podem ser dolorosos e desgastantes para os gatinhos.

 

Por isso que nas Ronromterapias a gente pede ração super premium e premium de algumas marcas selecionadas. Não é que a gente não aceite outras doações ou esteja de frescura. É que se a qualidade da ração cair no Ronrom, os gatos podem ficar doentes, e isso ia significar um gasto muito grande para o projeto. Imaginem o custo de 15 ou 20 gatos doentes: consulta veterinária, medicamentos, internação… Ia ser uma fortuna. Fora a tristeza de ver os bichos doentes e saber que a gente poderia ter tentado evitar isso com uma ação simples como melhorar a alimentação.

 

Então se você virá na Ronromterapia e quiser doar ração, por favor, escolha uma super premium ou uma premium entre as que são usadas no projeto. Se ficar muito caro para você ou se você não tiver tempo de ir até um pet shop comprar, faça uma doação em dinheiro ou compre um pacote de areia sílica, que é o tipo usado no projeto. Nossos gatinhos agradecem. =)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s